Atualmente, as videoconferências estão em alta, tendo adesão na maioria dos contextos de trabalho que necessitam de adaptação para o home office. Por isso, hoje, trouxemos superdicas para você tirar de letra as videoconferências. Vamos aprender?
5 dicas para você tirar de letra as videoconferências
1. Posicione e teste os equipamentos
O primeiro equipamento que deve ter a sua atenção é a câmera (webcam), que precisa estar nivelada com a altura de seus olhos. Assim, um ângulo mais favorável é privilegiado.
Além disso, enquanto você fala, tente olhar direto para a câmera, assim, você olha “diretamente” nos olhos dos seus colegas de reunião, o que é um ponto importante para passar credibilidade.
O segundo equipamento muito importante é: o fone de ouvido com microfone. Sempre prefira trabalhar com um fone com microfone durante as videochamadas, pois é por meio dele que você evita o retorno do áudio – como aconteceria no uso do som do computador, do laptop, ou, ainda, do celular.
Além desses equipamentos, você deve testar tudo aquilo que for necessário para a videoconferência:
• Câmera (webcam).
• Computador ou notebook.
• Microfone e fone de ouvido.
• Luzes artificiais.
• Velocidade da internet.
Esses testes vão garantir que a sua videoconferência ocorra de maneira tranquila, permitindo uma antecipação a possíveis instabilidades e problemas técnicos durante a reunião.
2. Escolha a ferramenta de videoconferência que melhor se encaixa à sua realidade
Opte por uma plataforma ou um aplicativo de chamada de áudio e vídeo que a maioria dos participantes da chamada conheça e se sinta confortável. Além disso, escolha aquela ferramenta que atenda a todas as necessidades da reunião: com compartilhamento simultâneo de telas que permita a conexão do número suficiente de pessoas, e por aí vai.
Hoje em dia, existem diversas opções, muitas gratuitas, por exemplo, Google Meet, Zoom, Skype, Hangouts, Microsoft Teams e, até mesmo, WhatsApp. Por isso, pesquise bem e verifique qual se encaixa melhor às necessidades da sua equipe.
Você também pode gostar de:
3. Cuide do seu áudio
O uso dos fones de ouvido com microfone, como já citado, é uma forma de melhorar o modo como você ouve e como os outros ouvem você durante a videoconferência.
Outras duas dicas importantes sobre o áudio durante uma reunião por vídeo são: abra o áudio apenas enquanto estiver falando, de modo a evitar que os ruídos atrapalhem a fala dos outros participantes, e evite digitar enquanto seu áudio estiver aberto.
4. De olho na iluminação e no enquadramento
A iluminação é um dos fatores mais importantes para uma transmissão ao vivo, ou, ainda, uma videochamada. Então, uma dica valiosa é: procure não ficar de costas para a fonte de luz que você tenha, seja natural, seja artificial; isto é, sempre se posicione de modo que seu rosto fique de frente ou de lado para a sua fonte de iluminação.
O melhor posicionamento para uma chamada de vídeo talvez seja o Primeiro Plano, também conhecido como close-up, ou close, em que a pessoa é enquadrada do peito para cima.
5. Atente-se ao cenário e ao vestuário
Roupas e cenário são dois pontos importantes para garantir o sucesso de uma videoconferência no quesito estética.
Roupas: por mais que esteja confortável, trabalhando de casa, opte por uma vestimenta que esteja de acordo com o dress code do seu local de trabalho: social, esporte fino, casual, entre outros. Essa atitude demonstra respeito com a cultura organizacional do seu trabalho e, também, ajuda você a ter mais disposição durante a tarefa.
Cenário: ao entrar em uma videoconferência, arrume o espaço todo, principalmente, aquele pedaço que aparece nas câmeras. Se possível, prefira ambientes neutros, com paredes lisas ou com texturas discretas, para transmitir mais seriedade ao ambiente.