A preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores é – e deve ser – uma questão fundamental e estratégica dentro das empresas, justamente porque este é um investimento que impacta diretamente no engajamento, na produtividade e no alcance de metas. Por isso, nosso objetivo é falar um pouco mais sobre os programas de qualidade de vida no trabalho.

O que é um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT)?

O conceito de qualidade de vida na empresa está intimamente atrelado a fatores que possibilitam um ambiente corporativo saudável, com colaboradores engajados, satisfeitos e gozando de plena saúde.

Para promover esse ambiente, as empresas precisam estar vigilantes a diferentes fatores, como: condições ergonômicas, alimentação e saúde mental, entre outros.

Dessa forma, um programa de QVT vai ajudar você a lidar com esses aspectos, a fim de promover uma organização mais humanizada, englobando as necessidades dos colaboradores.

Qual é a importância dos programas de QVT?

Os programas de QVT são muito importantes, por apresentarem os seguintes benefícios e vantagens, tanto para o empregador quanto para o colaborador:

•  melhoram a saúde e a qualidade de vida do trabalhador;

• contribuem para um ambiente de trabalho saudável;

• mantêm os colaboradores engajados e produtivos;

• diminuem o absenteísmo (incidência de faltas no trabalho);

• reduzem a taxa de rotatividade;

• conferem melhor reputação e credibilidade às empresas.

4 exemplos de programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

1. Ginástica laboral

Investir em ginástica laboral, como num programa de QVT, é uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde física e mental no ambiente de trabalho. Justamente porque a ginástica laboral ajuda a prevenir doenças e desconfortos ligados ao trabalho, como o estresse, as lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Entre as principais vantagens da adoção da ginástica laboral, estão: 

•  evita doenças ocupacionais;

• alivia o estresse e as tensões;

• mantém as equipes bem integradas;

• ajuda a diminuir o sedentarismo;

• reeduca a postura do corpo.

 
pós a distância em fisioterapia do trabalho
 
 
Você também pode gostar de:

2. Alimentação saudável

Outro aspecto para se considerar quando o assunto é QVT é a atenção à alimentação. Esse é um ponto muito importante justamente porque a prática de uma dieta saudável e equilibrada é essencial para a manutenção da saúde dos colaboradores. 

Dessa forma, é interessante que as empresas invistam em parcerias com restaurantes que tenham um cardápio mais natural e balanceado, além de escolher médicos e nutricionistas para acompanhar refeições e elaborar cardápios para os funcionários, se este for o caso.

3. Saúde mental

De acordo com a OMS, o Brasil é um dos países com maior incidência de pessoas que sofrem com transtornos de ansiedade, depressão e estresse. Por isso, a atenção com a saúde mental dos colaboradores não pode passar despercebida.

Assim, é importante que as organizações promovam programas de qualidade de vida que englobem a manutenção e o bem-estar psicológico e emocional. 

4. Educação financeira

Colaboradores que não conseguem controlar suas vidas financeiras podem apresentar problemas no dia a dia de trabalho. Afinal de contas, ninguém quer ver as despesas diárias virarem uma preocupação constante. 

Por isso, é importante abordar esse assunto e investir em programas de educação financeira, promovendo a conscientização sobre saúde financeira por meio de palestras, dinâmicas e workshops, entre outras ferramentas. 

É sempre importante que as atividades sejam propostas, supervisionadas e acompanhadas por profissionais capacitados, de acordo com cada especialidade. Além disso, essas intervenções sempre devem estar alinhadas com a estratégia da empresa, sendo coerentes com a cultura organizacional

Compartilhe essa notícia