A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um estado de exaustão, principalmente mental, que afeta os trabalhadores no ambiente de trabalho. 

Nesse cenário, os profissionais se veem incapazes de se concentrar, memorizar informações e até mesmo realizar tarefas simples. O problema é que os efeitos negativos do burnout podem se agravar consideravelmente antes que seja possível aplicar medidas para solucioná-lo.

Essa condição surge frequentemente quando os colaboradores enfrentam longos períodos de pressão intensa, tanto psicológica quanto física, que resultam em um aumento significativo dos níveis de estresse. 

Quando um trabalhador não consegue encontrar tempo para descanso adequado, perde a motivação e o prazer em suas atividades, trabalha sob pressão constante e experimenta fadiga contínua, suas reservas emocionais e saúde mental podem ser exauridas.

 

  1. Quais são os sintomas pré-burnout?

Identificar os primeiros sinais de burnout é fundamental para tomar medidas preventivas e buscar ajuda antes que a situação se deteriore.

Os indicadores iniciais que alertam para o início de um burnout incluem:

  • Aumento do consumo de álcool
  • Dependência de açúcar
  • Cansaço constante;
  • Diminuição da efetividade e produtividade;
  • Estresse e ansiedade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Esgotamento emocional e desânimo;
  • Desvalorização da capacidade pessoal.

 

  1. Como as empresas podem contribuir para prevenir o burnout? 

Brandon Ivan Pena é o CEO e fundador ativo da 787 Coffee Co. Ele foi reconhecido pela Forbes como um dos líderes de empresas de crescimento rápido em 2021 e pelo Yahoo Finance como um dos empreendedores a seguir após o COVID-19. 

Algumas estratégias da Psicologia Organizacional utilizadas por Brandon para manter sua equipe motivada e produtiva são:

  • Delegar tarefas e ter confiança nos colaboradores
  • Reconhecer a importância das opiniões dos colaboradores e considerá-las ativamente;
  • Valorizar e elogiar os funcionários que se destacam em seu trabalho, seja por meio de reconhecimento verbal ou recompensas financeiras;
  • Criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado para prevenir o esgotamento da equipe;
  • Proporcionar aos colaboradores a perspectiva de desenvolvimento profissional e aquisição de novas habilidades;
  • Ter um especialista na empresa pode ajudar a identificar sinais de Síndrome de Burnout e outras doenças ocupacionais, desenvolvendo estratégias eficazes de prevenção e controle.

 

Se você é da área de Psicologia e deseja ajudar colaboradores e empresas a desenvolver estratégias eficazes de prevenção de doenças ocupacionais, como o burnout, considere a Pós-graduação EAD em Psicologia Organizacional da São Camilo

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