Cultura organizacional é um tema que vem ganhando espaço na atualidade, pois muitas organizações já perceberam a relevância de manter seus talentos motivados e engajados. Por isso, falaremos sobre a implicação da cultura organizacional no desenvolvimento dos colaboradores.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional são todos os hábitos, valores, crenças e políticas internas de uma empresa. É a cultura organizacional que torna cada instituição única em seu modo de existir. 

Uma cultura organizacional favorável tem a capacidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, torná-los mais motivados e produtivos no dia a dia de trabalho. 

Dessa forma, empresas com uma cultura organizacional bem estabelecida e estrategicamente alinhada já estão um passo à frente em termos de produtividade e sucesso. Por isso, todos os esforços com pesquisas de clima organizacional e com ações para fomentar a motivação das equipes e a satisfação dos colaboradores são indispensáveis.

Vantagens de uma boa cultura organizacional:

• Aumenta a diferenciação de mercado.

• Favorece a construção positiva da imagem e da reputação da empresa.

• Aumenta a sensação de pertencimento dos colaboradores e, também, seu comprometimento e engajamento.

• Reduz os conflitos internos, diminuindo a incidência de problemas de relacionamento no ambiente laboral, por exemplo.

• Facilita o processo de gestão e controle de pessoas nas empresas.

• Gera maior retenção de talentos.

 
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A cultura organizacional e o desenvolvimento dos colaboradores

Uma cultura organização favorável, além de trazer benefícios para a empresa, traz também uma série de vantagens para o desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, ao trabalhar a cultura organizacional, a satisfação e a motivação são garantidas, propiciando uma experiência mais agradável na organização.

Além disso, com um bom clima organizacional, os funcionários tendem a se sentir mais felizes, alinhando seus valores com os da empresa, o que produz orgulho de atuar naquela organização.

Manter os profissionais engajados é essencial, já que são eles que vão aplicar a cultura organizacional e vivenciá-la na prática.

Dessa forma, uma cultura bem definida pode acarretar altos padrões de ética, qualidade de produto/serviço e comprometimento, trabalhando, assim, aspectos como:

Valorização do potencial: sentimento de valorização do trabalho é um dos principais pontos para o desenvolvimento dos colaboradores.

Sensação de pertencimento: para a retenção de talentos em um mercado tão competitivo, é importante que as empresas cultivem o sentimento de pertencimento, para que os colaboradores também virem fãs da marca.

Bom relacionamento: quando a cultura da empresa é bem trabalhada, o bom relacionamento entre os colaboradores é consequência, e assim, o estabelecimento de um ambiente de trabalho harmonioso é uma das vantagens. 

Tudo isso nos leva a perceber a importância da cultura organizacional e de como ela pode afetar positivamente a Gestão Estratégica da Qualidade e a Gestão Estratégica de Pessoas, entre outras áreas de uma empresa. 

 
 

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