Hoje em dia, mais do que nunca, os debates sobre preservação do meio ambiente estão em alta, dado o grau da crise ambiental que estamos vivenciando. As pequenas, médias e grandes empresas não estão excluídas deste debate, muito pelo contrário! Desvendaremos o que significa, qual é a importância e como aplicar a sustentabilidade empresarial na prática!
O que é sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é todo grupo de ações e práticas tomadas por organizações e instituições para minimizar os impactos ambientais, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade.
Assim, o desenvolvimento sustentável poderá abranger as sustentabilidades urbana e rural, e tudo o que está ligado à preservação dos recursos naturais, passando pela ética sustentável, com políticas e planejamento estratégico, de modo a englobar toda a empresa.
Ter um posicionamento sustentável deve fazer parte da estratégia da empresa, o que se desdobra para os planos táticos e operacionais, envolvendo, assim, desde o planejamento até a execução.
Você também pode gostar de:
Qual a importância da sustentabilidade empresarial?
De acordo com a Edelman Trust Barometer, 97% dos entrevistados esperam que as empresas solucionem algum problema social, o que indica que os brasileiros, cada vez mais, procuram marcas engajadas.
Empresas alinhadas com alguma causa socioambiental, entre elas a sustentabilidade, têm melhor aceitação e diferenciação no mercado. E ainda, empresas com boa reputação ambiental têm melhores chances de construir uma boa imagem.
Vantagens de trabalhar a gestão sustentável
A aplicação de uma gestão sustentável tem inúmeros pontos positivos, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Entre as vantagens, podemos citar:
• Propicia um ambiente favorável para a criação e a manutenção de vínculos fortes, em outras palavras, relacionamentos baseados em significados e valores, melhorando, assim, a imagem e a reputação da marca.
• Melhora o clima organizacional, já que o engajamento em uma causa ajuda a motivar os colaboradores.
• Expande as oportunidades de negócios e aumenta a competitividade no mercado.
• Reduz os impactos socioambientais, e, consequentemente, impacta a sociedade de forma positiva.
Sustentabilidade empresarial na prática: pensando em ações sustentáveis
Agora que já sabemos o que é, qual a importância da sustentabilidade empresarial e de uma gestão focada na diminuição dos impactos ambientais, vamos mostrar alguns exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas instituições no dia a dia:
1. Reduzir (ou eliminar) o uso de descartáveis, principalmente, se os descartáveis forem de plástico.
2. Economizar papel, água e energia ou ainda priorizar a utilização de fontes de energia renováveis.
3. Investir na reciclagem de resíduos sólidos (papel, plástico, metal e vidro) e ainda buscar boas parcerias para a coleta seletiva do lixo.
4. Proporcionar treinamentos, workshops e palestras sobre tópicos de sustentabilidade no ambiente de trabalho.
5. Criar ou apoiar financeiramente projetos de preservação ao meio ambiente.
6. Propor e incentivar que os colaboradores se voluntariem em algum projeto focado na preservação do meio ambiente.
7. Propiciar um ambiente em que haja respeito à diversidade cultural, à sexualidade, às etnias e aos credos, bem como fomentar ações que permitam diminuir as diferenças de gênero.
Agora que sabemos mais sobre a importância da sustentabilidade empresarial, podemos perceber que a adoção de estratégias sustentáveis pode ter diversas vantagens, tanto para a instituição quanto para a sociedade.