O que é Herpes Zoster?
A Herpes Zoster, comumente conhecida como cobreiro, é uma doença contagiosa causada pela reativação do Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo responsável pela catapora.
Essa condição surge quando uma pessoa que já teve catapora abriga o vírus, que pode permanecer latente nos nervos por anos. Entretanto, se o sistema imunológico falhar, o vírus pode se reativar, resultando na Herpes Zoster.
Os sintomas característicos incluem o surgimento de lesões cutâneas, vermelhidão, sensação de ardor e coceira, febre, dor de cabeça, mal-estar, além de dores nevrálgicas (nos nervos).
As lesões geralmente aparecem em áreas como olhos, costas, pescoço e tórax.
O que leva a pessoa a ter Herpes Zoster?
Além da reativação do vírus da catapora, certos indivíduos têm maior suscetibilidade ao desenvolvimento da Herpes Zoster, especialmente aqueles com sistema imunológico comprometido, como idosos e pessoas com HIV/AIDS.
Outros fatores desencadeantes da doença incluem:
- Estresse;
- Doenças crônicas;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Maus hábitos alimentares;
- Tratamentos imunossupressores (como quimioterapia).
Quanto tempo dura Herpes Zoster no corpo?
O Vírus Varicela-Zóster (VVZ), responsável tanto pela catapora quanto pela Herpes Zoster, permanece latente no organismo ao longo da vida da pessoa.
No entanto, os sintomas da Herpes Zoster têm uma duração aproximada de 3 a 5 semanas, podendo variar conforme o tratamento adotado.
Em geral, as erupções cutâneas causadas pela Herpes Zoster surgem durante o estágio ativo da doença (que ocorre entre 7 a 10 dias), e após cerca de 2 a 4 semanas, elas começam a cicatrizar.
Por que houve um aumento de casos de Herpes Zoster no Brasil?
Em 2023, os casos de Herpes Zoster no Brasil apresentaram um aumento alarmante de 568%, conforme dados do DATASUS, totalizando cerca de 127 mil casos registrados.
Além disso, as internações devido ao vírus também aumentaram significativamente em 13,6% em relação ao ano anterior, chegando a 2,6 mil hospitalizações.
Nos primeiros dois meses de 2024, a situação se agravou ainda mais, com um registro de 27 mil casos, o que representa um aumento três vezes maior do que os 9 mil casos registrados no mesmo período de 2023.
Esse cenário preocupante pode ser atribuído a vários fatores, como apontam os especialistas. Entre eles, destaca-se o fato de que a vacina contra o vírus começou a ser produzida apenas a partir de 1990.
Antes disso, quem não recebia a vacina acabava contraindo o vírus e, após a recuperação, ele permanecia latente em seu sistema imunológico.
Como resultado, o vírus permaneceu adormecido em cerca de 95% dos brasileiros, com um terço deles correndo o risco de desenvolver uma reativação da doença, especialmente após os 50 anos de idade.
Tem vacina no Brasil para Herpes Zoster?
A vacina Shingrix (GSK) contra a Herpes Zoster não está atualmente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, sendo acessível apenas em serviços de saúde privados.
Esta vacina é administrada em duas doses e pode custar até R$1.700,00. É recomendada especialmente para pessoas com mais de 50 anos ou para adultos de qualquer idade com imunossupressão, apresentando uma eficácia aproximada de 90%.
Visando ampliar o acesso à prevenção da Herpes Zoster, um projeto de lei foi proposto para incluir a vacina contra essa doença no calendário nacional de imunização do SUS.
Entretanto, o projeto está em tramitação desde setembro de 2022 e ainda precisa passar por diversas comissões antes de ser encaminhado para o Senado Federal.
- Você é um profissional de saúde e quer contribuir para tratamentos mais eficazes e seguros? Especialize-se com os cursos de Pós-graduação EAD em Saúde da São Camilo!
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes Zoster. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/herpes-zoster/. Acesso em: 23 maio 2024.
PADRÃO. Veja quais são os principais sintomas de Herpes Zóster e quando deve procurar ajuda. Disponível em: https://www.padrao.com.br/blog/sintomas-de-herpes-zoster. Acesso em: 23 maio 2024.
TERRA. Vírus da catapora aumenta contaminações no Brasil: entenda o herpes-zóster. 02 maio 2024. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/virus-da-catapora-aumenta-contaminacoes-no-brasil-entenda-o-herpes-zoster,b43c87245d243be68b9dd4c7ddde2c48hz2aphzh.html. Acesso em: 23 maio 2024.
GAZETA BRASIL. Surto De Herpes Zoster No Brasil: Vacina De Alto Custo Não Disponível Pelo SUS. 06 maio 2024. Disponível em: https://gazetabrasil.com.br/ultimas-noticias/2024/05/06/surto-de-herpes-zoster-no-brasil-vacina-de-alto-custo-nao-disponivel-pelo-sus/. Acesso em: 23 maio 2024