É essencial para toda empresa manter funcionários que prezem pela qualidade e pela eficiência de seu trabalho. Colaboradores que promovam bons relacionamentos no ambiente de trabalho, pontuais, organizados e com outras características que gerem bons resultados são valiosos para qualquer empresa, pois, além do bom desempenho, encontrar e treinar um substituto para um funcionário com perfil de alto nível não é uma tarefa fácil e pode impactar diretamente nos resultados da empresa.
Por isso, é necessário atenção redobrada tanto do setor de Recursos Humanos quanto dos gestores de equipes de trabalho, no sentido de entender o motivo que leva ao desligamento de bons funcionários e evitar ao máximo que isso se repita.
Veja agora 4 dicas eficientes para sua empresa manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho e evitar futuras demissões:
1. Priorize o diálogo
O diálogo é fundamental em qualquer relação, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, é uma das fórmulas do feedback positivo e está em primeiro lugar em nossa lista.
O bom diálogo evita que conflitos comuns entre colegas de trabalho sobre posicionamentos distintos gerem impasses difíceis de solucionar, além de criar ambientes mais leves e propícios a boas ideias.
Para isso, a liderança deve se posicionar com transparência e atenção a cada colaborador, pois mesmo em meio a grandes demandas de trabalho, é um erro focar as tarefas e esquecer do feedback de que cada colaborador precisa.
Ao colocar o diálogo como prioridade, cada colaborador se sente à vontade para se expressar, propor melhorias e sugestões, além de sempre se sentir ouvido, impulsionado, motivado e acolhido pela empresa.
O bom diálogo gera um ambiente de trabalho mais saudável e com bons resultados para a equipe e para a empresa como um todo. Dar ouvidos aos funcionários é uma prática cada vez mais rotineira numa gestão de sucesso e na retenção de talentos, trabalhando a favor da empresa.
2. Reconheça o bom desempenho
O reconhecimento pelo bom desempenho é essencial para que qualquer funcionário se sinta mais motivado em meio às demandas de trabalho.
Em geral, a falta de reconhecimento no ambiente profissional afeta a motivação e desgasta a imagem da própria empresa perante seus colaboradores.
Já o feedback positivo, quando pertinente, impulsiona o colaborador a continuar produzindo com excelência e sem desanimar, além de oferecer um caminho sobre o modo como o trabalho deve ser realizado.
É praticamente unânime que todos gostam de ter seu desempenho reconhecido, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, e todos saem ganhando com a soma dos resultados de ter seu bom desempenho reconhecido.
3. Invista no desenvolvimento
Houve um tempo em que os resultados do trabalho eram focados apenas nos salários, porém, esse cenário tem se transformado à medida que tanto profissionais quanto empresas têm visto a importância de manter/contratar funcionários preparados e capacitados para as demandas do mercado de trabalho.
Isso tem se tornado uma exigência cada vez maior com o ingresso de gerações mais ágeis e habilidosas para lidar com as transformações do mercado.
Em virtude disso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seu desenvolvimento pessoal e valorizando o aprendizado para além do ambiente de trabalho.
Dessa forma, os gestores devem oferecer cursos e palestras a suas equipes, além de treinamentos que fortaleçam seus pontos fortes. Vale também ajudar com os custos de uma graduação, pós-graduação ou mestrado. É pouco provável que o profissional deixe de valorizar a empresa que investiu em seu desenvolvimento pessoal.
4. Propósito da empresa
Propósito diz respeito a alcançar um alvo, ter um objetivo a cumprir. Quando a empresa investe em suas metas, os colaboradores, além de motivados, sentem que fazem parte desse propósito e acabam se empenhando mais em alcançá-lo.
Por isso, uma boa estratégia para evitar funcionários desmotivados é oferecer uma visão de propósito para as equipes, pois, assim, cada colaborador vai enxergar sentido na função que desempenha e procurará exercê-la da melhor forma possível.
Para ter sucesso nesse sentido, os gestores que estão mais próximos de cada equipe de colaboradores podem apresentar os objetivos da organização, os impactos positivos da marca e sua atuação no mercado e na comunidade como um todo.
Com um propósito bem definido e uma exposição clara deles, fica mais fácil fazer cada funcionário desejar “vestir a camisa” da empresa e, junto com ela, trabalhar para alcançar grandes objetivos.
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