O gestor de contratos administrativos é uma peça fundamental no setor público, sendo ele responsável pelos processos e pelas estratégias dos contratos administrativos. Venha saber mais sobre o que faz um Gestor de Contratos Administrativos especializado.

O que faz um Gestor de Contratos Administrativos especializado?

O Direito Administrativo, como regulação das atividades da Administração Pública, impõe a observância de rígidos procedimentos e formas de atuação, tem o propósito de proteger o interesse público em processos contratuais.

Dessa forma, diante da importância de salvaguardar as entidades públicas, na contratação seja de particulares ou até mesmo entre outros órgãos ou entidades administrativas, o gestor de contratos administrativos vai atuar junto aos outros atores da contratação pública, como: 

• os agentes públicos; 

• o ordenador de despesas; 

• os integrantes do corpo técnico-jurídico da administração; 

• os auditores e os demais profissionais de controle; 

• os particulares, entre outros.

Conhecimentos necessários para um gestor de contratos administrativos

Para ser bem-sucedido neste ramo, o profissional deve dominar conhecimentos teóricos e ter visão aprofundada das práticas administrativas relativas à gestão de contratos administrativos nas contratações públicas, desde as leis de orçamento até as leis de licitação e contratos.

Por isso, uma das formas de conseguir destaque nesta área de atuação é com educação continuada, por meio de uma pós-graduação, por exemplo.

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A importância da pós-graduação em Formação de Gestores de Contratos Administrativos se torna evidente quando pensamos em destaque no mercado de trabalho e, também, em conseguir cargos públicos na área.

Os principais objetivos do curso de especialização a distância são:

compreender os conceitos do Direito Administrativo, bem como os conceitos necessários à boa e legal gestão de contratos administrativos;

entender a dinâmica da contratação pela Administração Pública;

identificar as espécies de licitações previstas no atual ornamento jurídico brasileiro;

desenvolver habilidades de pesquisa sobre a gestão e a fiscalização administrativa das contratações públicas;

conhecer as normas brasileiras e a jurisprudência sobre a gestão de contratos administrativos.

 
E, para isso, os conteúdos abordados durante o curso permeiam temáticas como: administração pública gerencial, organizações e princípios de Direito Administrativo, atos e processos em Direito Administrativo, licitações públicas, contratos administrativos, controle interno e externo da gestão pública, entre outras.
 
Por isso, se você almeja se tornar um gestor de contratos administrativos com uma carreira consolidada, o caminho mais certo é o da educação continuada! 
 

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