No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso de medicamentos que são proibidos em outros países.
Alguns desses fármacos têm sua utilização restrita em território nacional, enquanto outros podem ser adquiridos facilmente em farmácias, dispensando a necessidade de receita médica.
Este artigo tem como objetivo destacar quatro medicamentos permitidos no Brasil, porém vetados em outros países. Continue lendo para saber mais!
-
Quais remédios são liberados no Brasil e proibidos no exterior?
Dipirona
A dipirona, amplamente utilizada no Brasil e disponível sem prescrição médica, é, na verdade, proibida em vários países, incluindo Estados Unidos, Japão, Suécia e Reino Unido.
Um dos principais motivos é o risco de efeitos colaterais, que podem incluir choques anafiláticos.
Como alternativa, médicos e farmacêuticos nesses países costumam recomendar o uso de Paracetamol e Aspirina.
Avastin
O Avastin, que contém bevacizumabe como princípio ativo, é utilizado no Brasil para o tratamento de câncer de mama, sob orientação médica.
Contudo, nos Estados Unidos, seu uso para esse fim é proibido pela FDA, que alega falta de evidências científicas suficientes para comprovar sua eficácia no tratamento da doença. Ainda assim, o Avastin pode ser utilizado para outras condições.
Diane 35
Composto por acetato de ciproterona e etinilestradiol, o medicamento Diane 35 é autorizado em território nacional, podendo ser utilizado como anticoncepcional.
Porém, em 2013, na França, o medicamento foi retirado do mercado devido a quatro óbitos relacionados à trombose, uma condição associada ao uso do Diane 35.
Sibutramina
A sibutramina é comercializada no Brasil sob prescrição médica como supressor do apetite para o tratamento da obesidade. No entanto, em países como Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Austrália e União Europeia, seu uso é proibido devido aos efeitos colaterais que aumentam as chances de indivíduos com problemas cardíacos pré-existentes sofrerem derrames ou infartos.
-
Como se especializar em Farmácia?
Se você deseja aprender mais sobre a produção, distribuição e uso de medicamentos, confira os cursos de Pós-graduação em Farmácia oferecidos pela Pós EAD São Camilo:
- Pós EAD em Análises Clínicas e Toxicológicas
- Pós EAD em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
- Pós EAD em Farmácia Clínica em Cardiologia
- Pós EAD em Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma
- Pós EAD em Farmácia Clínica em Infectologia
- Pós EAD em Farmácia Clínica em Oncologia
- Pós EAD em Farmácia Clínica em Reumatologia
- Pós EAD em Farmácia Clínica nos Distúrbios Endócrinos
- Pós EAD em Farmácia Hospitalar
- Pós EAD em Gestão Industrial Farmacêutica
Invista na sua carreira como farmacêutico!
-
REFERÊNCIAS
MEGA CURIOSO. 5 remédios usados no brasil que são proibidos no exterior. Mega Curioso, 22 out. 2022. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/educacao/123277-5-remedios-usados-no-brasil-que-sao-proibidos-no-exterior.htm. Acesso em: 24 out. 2023