O gerenciamento de investimentos é o ramo da gestão que trata das principais ferramentas e oportunidades de investimentos no Brasil, que não são poucas. Venha descobrir quais as possibilidades de investimento.
Onde investir?
Existe uma variedade de produtos de investimentos que se adequam melhor de acordo com os objetivos e os perfis do aplicador.
Podemos destacar as seguintes possibilidades de investimento:
Tesouro direto
O tesouro direto é caracterizado como renda fixa, ou seja, a rentabilidade segue certas regras. Assim, é uma alternativa para que pessoas físicas (PF) possam comprar títulos públicos federais. Existem três títulos públicos à venda, que possibilitam rentabilidades diferentes: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.
CDB
Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) também são aplicações de renda fixa. Enquanto o tesouro direto trabalha com títulos públicos, o CDB trabalha com títulos privados, emitidos por bancos, e essa é a principal diferença entre os dois.
LCI e LCA
Ainda falando de renda fixa, existem as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), que são emitidas por bancos e direcionadas aos setores imobiliário e agrícola, respectivamente.
Essas aplicações são isentas de Imposto de Renda, o que as faz ter um rendimento líquido maior que o dos CDBs e do Tesouro Selic, por exemplo.
Ações
Popularmente conhecidas, as ações fazem parte da renda variável, e isso quer dizer que elas podem ganhar ou perder valor. Assim, aplicar em ações é mais arriscado do que concentrar investimentos em CDBs e no Tesouro Direto, por exemplo.
Fundos de Investimento
Fundos de investimentos são aplicações coletivas, em que um grupo de pessoas aplicam o dinheiro e, por meio de um gestor, escolhem como esse dinheiro deverá ser aplicado.
Você também pode gostar de: