A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que promove uma visão sistêmica de toda a empresa. Esse modelo de gestão é um requisito indispensável para toda organização. As ações são voltadas ao controle dos processos de todos os departamentos, possibilitando a melhoria contínua dos produtos, bens e serviços, buscando garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.
Avaliar a satisfação dos seus clientes é essencial para que a corporação alinhe seu posicionamento no mercado e desenvolva práticas para expandir seus negócios progressivamente. Além disso, a gestão estratégica da qualidade permite à empresa trabalhar eventuais aspectos negativos levantados e se aprimorar diante de críticas externas.
Saiba quais são os princípios da gestão da qualidade:
1. Foco no cliente: o cliente é o principal pilar de sustentação para qualquer organização; portanto, é preciso atender às suas necessidades atuais e futuras.
2. Liderança: o líder deve ser uma figura proativa, que estabeleça os propósitos e o rumo que a organização deverá tomar.
3. Envolvimento das pessoas: pessoas representam a essência da organização, e suas habilidades deverão ser usadas para solucionar os desafios da empresa, por meio do seu potencial particular.
4. Abordagem de processo: as atividades e os recursos deverão ser gerenciados como um processo para que o resultado desejado seja alcançado com maior eficiência.
5. Sistematização da gestão: os processos inter-relacionados deverão ser identificados, compreendidos e gerenciados como um sistema, o que gerará eficiência e eficácia organizacionais, contribuindo para o alcance dos objetivos.
6. Melhoria contínua: esse princípio está relacionado ao desempenho global da organização e a seus processos de melhoria constante.
7. Tomada de decisão: para que as decisões sejam eficazes, devem estar focadas na análise de dados e informações.
8. Relação com os fornecedores: uma relação consistente entre organização e fornecedores gera benefícios e agrega valor para ambos.
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