Mais do que importante, o controle da qualidade de produtos é essencial para que os processos fluam bem e sejam eficientes. Para que uma empresa seja competitiva, é preciso, em primeiro lugar, oferecer excelência no produto/serviço, já que esse é um fator crucial para manter uma boa reputação da instituição.
A auditoria (captação de dados) é importantíssima para todo o processo de evolução da empresa. Por meio das informações coletadas, a instituição se orientará para seguir no melhor caminho. O auditor fica responsável por colher e disponibilizar tudo o que foi levantado, para que a equipe de gestores tenha uma visão abrangente sobre resultados, problemas e lucros.
Há uma variedade de ferramentas que podem ajudar o profissional que trabalha com controle de qualidade a se organizar. Kaoru Ishikawa é considerado um guru da qualidade. Ele nasceu em Tóquio e é criador do Diagrama de Causa e Efeito.
Até hoje, sua contribuição é bastante significativa para vários processos dentro das empresas. Ishikawa foi um grande entusiasta de ferramentas que ajudavam no trabalho das equipes de qualidade.
Classificação
A auditoria de qualidade é classificada em três partes:
1ª parte – É elaborada pela própria organização, e sua coleta é feita sobre dados de si mesma. Tudo isso é em benefício próprio de sua administração, que utilizará essas informações.
2ª parte – Essa é uma auditoria conduzida por outra empresa, com outra finalidade. A coleta de dados pode ser feita em clientes e fornecedores, por exemplo.
3ª parte – É realizada por terceiros e, em geral, não tem ligação com a empresa. O interesse não é exatamente saber dos dados para fins mercadológicos, e sim promover premiações de qualidade, por exemplo.
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