O que é Análises Clínicas e Toxicológicas?

A área de Análises Clínicas e Toxicológicas concentra-se na coleta de amostras biológicas, como sangue, urina e saliva, para identificar anormalidades, doenças e monitorar a saúde do paciente. 

Para isso, são empregadas ferramentas tecnológicas precisas e avançadas, e o profissional deve possuir conhecimentos especializados para garantir a precisão dos resultados obtidos.

Um profissional destacado nessa área é o farmacêutico, que pode atuar em laboratórios de análises clínicas ou de saúde pública, sendo responsável pela gerência ou supervisão técnica do estabelecimento.

Algumas das principais atribuições do farmacêutico em Análises Clínicas e Toxicológicas incluem:

  • Realizar exames laboratoriais e análises microscópicas;
  • Preparar as amostras dos materiais recolhidos;
  • Orientar o paciente quanto ao procedimento a ser realizado;
  • Preparar e manter os equipamentos a serem utilizados;
  • Identificar e analisar doenças parasitárias.

 

Outros profissionais de saúde também podem atuar nessa área, desde que possuam conhecimento especializado.

Com o objetivo de preparar esses profissionais para uma atuação prática de excelência, a São Camilo desenvolveu a Pós-graduação EAD em Análises Clínicas e Toxicológicas

Confira a seguir os detalhes do curso.

O que se aprende em um curso de Análises Clínicas e Toxicológicas?

O curso de Pós-graduação EAD em Análises Clínicas e Toxicológicas da São Camilo engloba disciplinas voltadas para o dia a dia de trabalho do profissional da área, contando com temas relevantes e atualizados.

As disciplinas da pós-graduação são:

  • Controle da qualidade e certificação laboratório de análises clínicas;
  • Biossegurança e gestão laboratorial: organização e administração;
  • Imunologia clínica e endocrinologia clínica;
  • Microbiologia I e II;
  • Hematologia clínica I e II;
  • Bioquímica clínica I e II;
  • Parasitologia clínica e urinálise;
  • Protocolos clínicos e biologia molecular aplicada ao laboratório de análises clínicas;
  • Citologia oncótica e análises toxicológicas.

Controle da qualidade e certificação laboratório de análises clínicas

Nesta disciplina, os alunos são introduzidos aos conceitos fundamentais das Boas Práticas Laboratoriais, aprendendo a participar de programas de acreditação e certificação.

Além disso, são abordados os controles de qualidade relevantes para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados.

Biossegurança e gestão laboratorial: organização e administração

Exploram-se os aspectos legais, como a segurança no laboratório de análises clínicas e toxicológicas, procedimentos de segurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), bem como a elaboração de manuais de biossegurança.

Imunologia clínica e endocrinologia clínica

Os alunos estudam as respostas imunológicas, produtos da resposta imune, testes imunológicos, doenças autoimunes, alergias, imunodeficiências, mieloma, marcadores tumorais, diagnóstico de doenças virais, parasitárias e bacterianas.

Microbiologia I e II

Apresenta-se a morfologia e fisiologia bacteriana para que os alunos possam compreender a estrutura celular, classificar os microrganismos, reconhecer os meios de reprodução bacteriana e distinguir os meios adequados de cultura.

Hematologia clínica I e II

Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma abordagem atualizada da fisiopatologia e dos métodos de diagnóstico para diversas doenças hematológicas, como anemias, leucemias e doenças hemorrágicas.

Bioquímica clínica I e II

Os alunos têm a oportunidade de consolidar conhecimentos fundamentais sobre os principais conceitos e técnicas de análises bioquímicas. 

São explorados estudos da avaliação laboratorial do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base, assim como as principais funções metabólicas e marcadores tumorais, além das principais interferências nos exames bioquímicos.

Parasitologia clínica e urinálise

Esta disciplina proporciona aos alunos os conhecimentos essenciais para o diagnóstico laboratorial dos principais protozoários e helmintos que afetam os seres humanos.

Neste módulo, os alunos terão a oportunidade de revisitar os ciclos evolutivos dos principais parasitas que infectam os humanos, além de conhecer os principais métodos diagnósticos empregados na rotina laboratorial para detectar esses parasitas, bem como suas respectivas limitações.

Além disso, será explorada a urinálise, um exame amplamente requisitado no laboratório clínico.

Protocolos clínicos e biologia molecular aplicada ao laboratório de análises clínicas

A disciplina aborda a análise de agentes tóxicos em materiais biológicos, visando oferecer conhecimentos nas áreas da toxicologia social, de medicamentos, ocupacional, ambiental e de alimentos. 

Também são estudados os conceitos básicos e técnicas de biologia molecular e suas aplicações no diagnóstico clínico.

Citologia oncótica e análises toxicológicas

Nesta disciplina, são explorados os principais achados citomorfológicos em esfregaços cervicais corados pelo método de Papanicolaou. 

Também são introduzidas noções básicas de anatomia e fisiologia humana, abrangendo as características histológicas e citológicas do aparelho genital feminino, bem como as principais alterações benignas, precursoras e malignas detectáveis nos esfregaços cervicais.

Outro tema abordado é a toxicologia, incluindo sua história, diferentes tipos de agentes tóxicos, formas de intoxicação e seus efeitos no corpo humano, além dos processos de eliminação. 

Além disso, são apresentados métodos de coleta, pesquisa e interpretação de resultados envolvendo diversas substâncias tóxicas.

Por que se especializar em Análises Clínicas e Toxicológicas?

A especialização por meio da Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da São Camilo é essencial para os profissionais que buscam se destacar na gestão, organização, informatização, instrumentação e automação de laboratórios clínicos.

Ministrado por professores renomados e coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, o curso foi elaborado para capacitar os profissionais da área no uso das mais recentes tecnologias em diagnósticos clínicos. 

Isso permite que eles estejam preparados para atender às crescentes demandas do setor e se destacar no mercado de trabalho.

Se você deseja se tornar um especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, visite a página do curso e garanta sua vaga agora mesmo

Compartilhe essa notícia