A transição da educação infantil para o ensino fundamental traz muitas mudanças para os alunos. A atualização da Base Nacional Comum Curricular propõe formas para amenizar a adaptação de uma realidade para a outra.
Horários, colegas, professores e volume de matérias são algumas das muitas mudanças que os alunos experimentam na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.
No ambiente escolar, com o início do ensino fundamental, brincadeiras e experimentações vão se transformando numa rotina mais rígida.
Para garantir que os estudantes se adaptem a esse novo ciclo da trajetória escolar, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz um direcionamento para uma transição mais acolhedora.
A BNCC e a transição escolar
De acordo com a BNCC, para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem, é necessário propiciar um espaço acolhedor, tanto para os estudantes quanto para os pedagogos.
Construir essa nova etapa com base em relatórios, portfólios e registros é fundamental para dar continuidade ao que a criança é capaz de fazer, levando em consideração seus percursos educativos.
Assim, a BNCC sugere que seja realizada uma síntese das aprendizagens em cada campo de experiência, para que, assim, a transição seja feita com equilíbrio entre as mudanças, a continuidade e o acolhimento afetivo.
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A síntese de aprendizagem da BNCC
O objetivo da síntese não é estabelecer um pré-requisito para os educandos, e sim um ponto em comum entre eles, criando um ponto de partida conhecido por todos.
São esperados objetivos de cada aluno nos campos de experiência, como respeitar e expressar sentimentos, ter autonomia nas práticas de higiene e alimentação, relacionar-se com o outro por meio de gestos e palavras, entre outros.
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