Morte por peeling de fenol

Nos últimos meses, o peeling de fenol emergiu como um assunto de destaque entre profissionais de saúde devido à sua capacidade de reduzir rugas e flacidez. 

No entanto, para alcançar esses resultados, o procedimento provoca uma reação inflamatória que pode resultar em inchaço e vermelhidão nas áreas tratadas, surpreendendo tanto pacientes quanto observadores.

Recentemente, um incidente aumentou as preocupações sobre a segurança desse procedimento estético. Em 3 de junho de 2024, Henrique da Silva Chagas, um empresário de 27 anos, faleceu após se submeter ao peeling de fenol. 

O procedimento foi realizado por Natalia Fabiana de Freitas Antonio, influenciadora e proprietária da clínica estética Studio Natalia Becker, localizada em Campo Belo, Zona Sul de São Paulo.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está investigando o caso como homicídio, com o objetivo de esclarecer os fatos e determinar possíveis responsabilidades relacionadas à morte do empresário.

Peeling de fenol: o que é?

O peeling de fenol é um procedimento estético avançado indicado para o tratamento do envelhecimento severo da face, que pode resultar em enrugamento e flacidez da pele.

Entre os principais benefícios do peeling, podem-se destacar:

  • Redução das rugas, linhas de expressão e flacidez;
  • Rejuvenescimento da face;
  • Uniformização da pele;
  • Suavização de cicatrizes de acne.

 

Para alcançar esses resultados, uma solução química composta principalmente por ácido fenólico (fenol) é aplicada no rosto do paciente. 

Esta solução causa uma reação inflamatória controlada na pele, que estimula a produção de colágeno e elastina, além de induzir a renovação celular profunda.

É importante ressaltar que o fenol é um ácido forte que tem a capacidade de penetrar profundamente na pele. 

Portanto, o procedimento só deve ser realizado em um ambiente adequado por profissionais altamente especializados e experientes, seguindo diretrizes rigorosas, a fim de minimizar a possibilidade de complicações.

Anvisa proíbe temporariamente venda e uso de produtos à base de fenol

Na última terça-feira (25/06), através da Resolução nº 2.384/2024 publicada no Diário Oficial da União, a Anvisa divulgou a proibição temporária da venda e do uso de produtos à base de fenol em procedimentos estéticos ou de saúde em geral no Brasil.

Em nota, a Anvisa afirmou que pretende manter a proibição até que sejam concluídas as investigações sobre os possíveis riscos e danos para a saúde causados pelo uso do fenol.

A decisão dividiu opiniões. No mesmo dia da publicação da Resolução, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) enviou um ofício solicitando que a Anvisa reconsiderasse a proibição.

O argumento do Cremesp foi de que a Resolução é excessiva ao proibir também os profissionais médicos de utilizarem o fenol, visto que são profissionais habilitados e capacitados no manuseio deste composto químico.

Além disso, a vice-presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), em entrevista à CNN Brasil, afirmou que o fenol não é o culpado por lesões em pacientes, mas sim a prática indevida de pessoas que não são médicos.

Já o CFF (Conselho Federal de Farmácia) afirmou que vê positivamente a regulação da comercialização de quaisquer outras substâncias utilizadas nos procedimentos estéticos, incluindo o fenol.

O órgão ainda relembrou que os farmacêuticos estão respaldados para atuar em saúde estética, conforme determinado pelas Resoluções nº 616/15 e nº 645/2017.

No entanto, esses profissionais devem possuir título de especialista emitido por curso de pós-graduação lato sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), devidamente averbado no Conselho Regional de Farmácia da jurisdição do profissional titulado.

Também é fundamental que o farmacêutico atue com boas práticas e procedimentos que garantam a segurança do paciente, sempre dentro dos limites de sua competência profissional.

A importância da especialização em estética

Estar devidamente especializado é o primeiro passo para construir uma carreira em saúde estética, pois os conhecimentos do profissional impactarão diretamente na segurança dos pacientes e na eficiência dos procedimentos realizados.

Por isso, a São Camilo desenvolveu a Pós-graduação em Biomedicina Estética, um curso composto por 288 horas de aulas ao vivo (online) e 72 horas de aulas práticas, ministrado pelos líderes do setor de estética no Brasil.

Visite a página do curso para saber mais. Garanta sua vaga agora mesmo!

 

REFERÊNCIAS

G1. Empresário que morreu após fazer peeling de fenol teve ferimentos graves no rosto e na gengiva, diz delegado. São Paulo, 04 jun. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/06/04/empresario-que-morreu-apos-fazer-peeling-de-fenol-tinha-ferimentos-graves-no-rosto-e-na-gengiva-diz-delegado.ghtml. Acesso em: 26 jun. 2024.

AGÊNCIA BRASIL. Peeling de fenol: saiba o que é e quais cuidados devem ser tomados. Brasília, 08 jun. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/peeling-de-fenol-saiba-o-que-e-e-quais-cuidados-devem-ser-tomados. Acesso em: 26 jun. 2024.

AGÊNCIA BRASIL. Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético. Brasília, 25 jun. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/anvisa-proibe-produtos-com-fenol-em-procedimento-de-saude-ou-estetico. Acesso em: 26 jun. 2024

Compartilhe essa notícia