Quando você pensa em um time de futebol, você compreende que o que se faz para ganhar determinada partida está ancorado em uma questão de tática ou de estratégia?

E você pode estar se perguntando o que tem de relação entre um time de futebol, uma empresa e seus funcionários.

A princípio, o que posso adiantar é que um time de futebol é uma empresa.

E essa empresa opera dentro da lógica de obter bons resultados a partir de uma consecução de recolhimento de dados referentes àquela partida, táticas locais, comunicação e alinhamento, aplicação e monitoramento dos resultados. 

O ideal é que desse saldo saia um resultado favorável da equipe: ganhar aquela partida.

Essa foi a tática adotada pelo time/empresa para aquele momento específico.

Mas… e no restante do tempo?

Assim como é no prédio é no gramado: Administração estratégica e planejamento estratégico 

Então, de acordo com a conversa introduzida aqui, uma empresa/time de futebol adota determinadas táticas específicas para cada partida: de acordo com o número de jogadores, time rival, local da partida (com seu clima, pressão atmosférica etc.), tempo de treino etc..

Foi traçado, portanto, para aquele momento, um planejamento estratégico específico – a tática – para conquistar aquela vitória, naquele dia. 

No entanto, você há de concordar que não se monta um time, que vai montar e seguir um sistema tático, do absoluto zero. Certo? 

Toda a estratégia de recolher jogadores, pensar em quem vai gerir o time, entender que para cada momento haverá de se ter um planejamento estratégico específico. Entender se aquele modo de se planejar está surtindo o efeito esperado, saber quais os efeitos que se espera, saber como preparar fisicamente um time ao longo dos meses e anos…

Tudo isso é realizado por uma administração estratégica.

Quando se antecipam as necessidades, realizam monitoramentos de resultados constantemente, mantém-se a equipe e todos seus colaboradores em comunicação e entendendo que, apesar de cada um ter sua função e de ocupar um lugar dentro e fora de campo, o objetivo em comum e que une a todos é que o time se desenvolva sempre mais, e que vire rotina a vitória.

Aprimorar a estratégia a ponto de ganhar excelência tática.

Aprimorar a administração estratégica a ponto de ganhar excelência em cada, e a cada, planejamento estratégico. 

Mas comparações à parte: como organizar as etapas de uma administração estratégica? 

Vou dividir aqui as etapas em: Análise do ambiente, diretriz organizacional, elaboração da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico. 

Esses caminhos compreendem uma aplicação da administração estratégica. 

Primeiro de tudo é necessário entender onde e para quem estamos falando. Qual a qualidade do ambiente externo global de onde se fala e se planeja. Mas também, como se dão as interações dos ambientes internos da organização.

Posterior a isso, é preciso que se estabeleçam as diretrizes da empresa. E é necessário que essa seja uma conversa que envolva a todos, desde o executivo, passando pela gestão e gerência, até o operacional. Elaborar e definir estes princípios precisa ser um farol que norteia a todos. São eles: Missão, Objetivo, Visão e Valores. 

A terceira etapa compreende a elaboração da estratégia.

Todos estando cientes dos princípios que compõem as diretrizes e das condições que o ambiente oferece, é hora de elaborar os caminhos da estratégia. Aqui há a definição do conjunto de ações que serão tomadas, a fim de alcançar o objetivo.

Há, dentro de uma administração estratégica, a possibilidade de antecipar cenários. "Afinal, sabe-se que os ambientes que envolvem a empresa não são estáveis, mas também não são completamente imprevisíveis." (ideBrasil) 

Depois disso, é hora de implementar.

Nesse momento, toda a equipe que compõe a organização precisa estar engajada e alinhada com os propósitos do que se quer alcançar.

Passada a fase de implementação, é hora de controlar o que se implementou. 

É um percurso de idas e vindas, a fim de monitorar o que está sendo aplicado. Para entender se precisa mudar, o que precisa ser readequado, o que está funcionando.

Essa fase é importante para produzir as informações sobre todo o processo, e a partir das quais a empresa se baseará como indicadores exatos dos fluxos estratégicos.

Portanto… 

É importantíssimo ter em mente que um perfil ou uma mente estratégica não se existe a partir de um dom especial. 

A administração e o planejamento estratégico partem de uma série de etapas a serem aprendidas e apreendidas ao longo do tempo. 

Não é imediatamente e nem vem do nada. 

Parte-se de um longo trajeto, onde o que conta é mais como se organizará esse caminho do que onde se quer chegar.

Quer aprender como organizar esse percurso todo? 

A São Camilo te convida a fazer parte do time dos que, para além das táticas de jogo, se ocupa das estratégias que compreendem cada geração de jogadores. 

Venha conhecer a Pós EAD em MBA em Administração Estratégica. 

Compartilhe essa notícia