Quando você pensa em um time de futebol, você compreende que o que se faz para ganhar determinada partida está ancorado em uma questão de tática ou de estratégia?
E você pode estar se perguntando o que tem de relação entre um time de futebol, uma empresa e seus funcionários.
A princípio, o que posso adiantar é que um time de futebol é uma empresa.
E essa empresa opera dentro da lógica de obter bons resultados a partir de uma consecução de recolhimento de dados referentes àquela partida, táticas locais, comunicação e alinhamento, aplicação e monitoramento dos resultados.
O ideal é que desse saldo saia um resultado favorável da equipe: ganhar aquela partida.
Essa foi a tática adotada pelo time/empresa para aquele momento específico.
Mas… e no restante do tempo?
Assim como é no prédio é no gramado: Administração estratégica e planejamento estratégico
Então, de acordo com a conversa introduzida aqui, uma empresa/time de futebol adota determinadas táticas específicas para cada partida: de acordo com o número de jogadores, time rival, local da partida (com seu clima, pressão atmosférica etc.), tempo de treino etc..
Foi traçado, portanto, para aquele momento, um planejamento estratégico específico – a tática – para conquistar aquela vitória, naquele dia.
No entanto, você há de concordar que não se monta um time, que vai montar e seguir um sistema tático, do absoluto zero. Certo?
Toda a estratégia de recolher jogadores, pensar em quem vai gerir o time, entender que para cada momento haverá de se ter um planejamento estratégico específico. Entender se aquele modo de se planejar está surtindo o efeito esperado, saber quais os efeitos que se espera, saber como preparar fisicamente um time ao longo dos meses e anos…
Tudo isso é realizado por uma administração estratégica.
Quando se antecipam as necessidades, realizam monitoramentos de resultados constantemente, mantém-se a equipe e todos seus colaboradores em comunicação e entendendo que, apesar de cada um ter sua função e de ocupar um lugar dentro e fora de campo, o objetivo em comum e que une a todos é que o time se desenvolva sempre mais, e que vire rotina a vitória.
Aprimorar a estratégia a ponto de ganhar excelência tática.
Aprimorar a administração estratégica a ponto de ganhar excelência em cada, e a cada, planejamento estratégico.
Mas comparações à parte: como organizar as etapas de uma administração estratégica?
Vou dividir aqui as etapas em: Análise do ambiente, diretriz organizacional, elaboração da estratégia, implementação da estratégia e controle estratégico.
Esses caminhos compreendem uma aplicação da administração estratégica.
Primeiro de tudo é necessário entender onde e para quem estamos falando. Qual a qualidade do ambiente externo global de onde se fala e se planeja. Mas também, como se dão as interações dos ambientes internos da organização.
Posterior a isso, é preciso que se estabeleçam as diretrizes da empresa. E é necessário que essa seja uma conversa que envolva a todos, desde o executivo, passando pela gestão e gerência, até o operacional. Elaborar e definir estes princípios precisa ser um farol que norteia a todos. São eles: Missão, Objetivo, Visão e Valores.
A terceira etapa compreende a elaboração da estratégia.
Todos estando cientes dos princípios que compõem as diretrizes e das condições que o ambiente oferece, é hora de elaborar os caminhos da estratégia. Aqui há a definição do conjunto de ações que serão tomadas, a fim de alcançar o objetivo.
Há, dentro de uma administração estratégica, a possibilidade de antecipar cenários. "Afinal, sabe-se que os ambientes que envolvem a empresa não são estáveis, mas também não são completamente imprevisíveis." (ideBrasil)
Depois disso, é hora de implementar.
Nesse momento, toda a equipe que compõe a organização precisa estar engajada e alinhada com os propósitos do que se quer alcançar.
Passada a fase de implementação, é hora de controlar o que se implementou.
É um percurso de idas e vindas, a fim de monitorar o que está sendo aplicado. Para entender se precisa mudar, o que precisa ser readequado, o que está funcionando.
Essa fase é importante para produzir as informações sobre todo o processo, e a partir das quais a empresa se baseará como indicadores exatos dos fluxos estratégicos.
Portanto…
É importantíssimo ter em mente que um perfil ou uma mente estratégica não se existe a partir de um dom especial.
A administração e o planejamento estratégico partem de uma série de etapas a serem aprendidas e apreendidas ao longo do tempo.
Não é imediatamente e nem vem do nada.
Parte-se de um longo trajeto, onde o que conta é mais como se organizará esse caminho do que onde se quer chegar.
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