Pós EAD em Neuroeducação
FAÇA UMA ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROEDUCAÇÃO NA SÃO CAMILO.
O curso de pós-graduação a distância em Neuroeducação, possibilita ao profissional, ampliar a percepção e o estudo, sobre o processo do “aprender”, ou seja, o percurso sobre a construção do conhecimento, por meio da transformação e experiência. A partir da compreensão sobre os instrumentos necessários para o aprendizado, é possível identificar quais regiões do cérebro que precisam ser ativadas, a fim de aprimorar o desempenho das funções cognitivas responsáveis pela aprendizagem.
- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
- Professores de referência no mercado
- Certificado de 380 horas.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Fóruns, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
OBJETIVOS
- Fazer relação entre Saúde e Educação e os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente, discutindo os transtornos de aprendizagem ocorridos durante este processo;
- Oferecer fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento nervoso, e as várias etapas de aquisição de habilidades sensórias, cognitivas, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, sob o prisma da neurociência, estimulando a produção de conhecimentos para a prática neuropedagógica e neurodidática na área educacional;
MATÉRIAS
- INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA
- DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM
- PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM
- PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIOR
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PORTADORESDE TRANSTORNOS/DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS
- TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
- NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA
- AVALIAÇÃO FINAL
PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?
O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.
Essa Pós-graduação se destina a:
- Graduados em Letras, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.
MERCADO DE TRABALHO
A atuação do neuroeducador por ser feita em ambientes escolares ou em consultório clínico. Além disso, a atuação em empresas também é possível uma vez que se trata de aprendizagem e de mudança de comportamento, o que é pauta constante da área de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Consultório psicoterapêutico.
VANTAGENS
O curso proporcionará oportunidades de atuar na área educacional e clínica, uma escolha ótima se tem como objetivo alavancar sua carreira, pois, a área é promissora, as dificuldades de aprendizagem, a necessidade de preservar e melhorar o funcionamento das funções dos adultos e idosos, cresce a cada dia.
Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!
- Provas online
- Horário flexível
- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download
- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Renata Marinho
Atualmente é coordenadora da pós-graduação dos cursos de neurociências aplicadas à educação, neuropsicopedagogia clínica e institucional, psicomotricidade, neuromarketing e neurociências aplicadas à gestão de negócios. Ministra disciplinas de neurociências aplicadas à educação (processos neurobiológicos envolvidos na aprendizagem, neurociências e neuroplasticidade), farmacologia para educadores, metodologias ativas, anatomia facial e metodologia da pesquisa científica. Coordena ainda a pós-graduação das universidades ESTÁCIO DE SÁ e USCS nos cursos (EaD) de Fonoaudiologia Forense e Fonoaudiologia e Expressividade. Tutora das disciplinas de metodologia da pesquisa, expressividade na fala e no corpo, oratória e expressividade, neuroanatomia e fisiologia da voz, comunicação e stress no ambiente corporativo e comunicação na empresa.
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Prática docente: leciona em cursos de pós-graduação presenciais desde 1999 e EaD 2012.
Carga horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
- INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA
Fundamentos das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes. Apresentar os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente. Apresentar a estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidades.
- DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM
Apresentar o processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente, bem como as fases do desenvolvimento, analisando os resultados da aprendizagem estimulada. Processo de desenvolvimento motor. Domínio motor e aprendizagem; Fases do processo de aprendizagem motora; Conhecimento de Resultados; Transferência de Aprendizagem; Importância da aprendizagem motora na formação técnica desportiva.
- PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM
O desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e a construção do conhecimento na visão de diferentes teorias. O normal e o patológico. Aprendizagem: conceitos, fatores intervenientes e as principais dificuldades. Apresentar os conceitos do processo cognitivo da aprendizagem do aluno a partir das diferentes correntes da psicologia.
- PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
Apresentar a estrutura do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem dando ênfase aos distúrbios relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial.
- DIDÁTICA E METODOLOGIA EM CURSOS SUPERIOR
A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PORTADORESDE TRANSTORNOS/DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS
Educação Inclusiva: contextualização histórica, fundamentos e concepções. Identificação e caracterização das deficiências. Processos de intervenção e recurso pedagógicos e metodológicos para a Educação Inclusiva. Inserção no Cotidiano Escolar da Educação Básica.
- TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
As principais síndromes Psiquiátricas, níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Os diferentes transtornos psiquiátricos na infância e adolescência.
- NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA
Conhecimentos básicos de plasticidade neural. Perspectiva do aprendizado e memória. Conceitos de habituação. Conceitos de recuperação de lesão. Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor. Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras. Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade. Transferência de aprendizagem. Retenção e esquecimento de aprendizagem.
- AVALIAÇÃO FINAL
No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.
Cadastro e-MEC: http://bit.ly/2TAVNq1
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.