Pós EAD em Mba em administração estratégica de qualidade

APRENDA COM PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS!
A Pós-Graduação em Administração Estratégica da Qualidade busca desenvolver e disseminar os conceitos atualizados da Gestão, através de uma visão sistêmica, integrando a Qualidade Total aos demais Sistemas de Gestão, Responsabilidade Social e Ética Empresarial. O curso capacita os profissionais para atuarem como Gestores da Qualidade nos setores da indústria, comércio, serviço e funcionalismo público.
Além disso, desenvolve competências pessoais como dinamismo, liderança, visão estratégica, capacidade de elaboração de sínteses e capacidade de aplicação dos saberes adquiridos no curso na prática profissional.
Objetivos do curso:
▫️ Desenvolver e disseminar conceitos atualizados em Gestão;
▫️ Integrar qualidade total aos demais sistemas de gestão, responsabilidade Social e ética empresarial.
▫️ Capacitar profissionais à atuação em gestão de qualidade em indústrias de transformação e empresas prestadoras de serviços;
▫️ Capacitar os profissionais para o desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas de gestão da qualidade conforme normas internacionais, como a ISO 9001,
▫️ Garantir eficácia e eficiência nos processos organizacionais.
▫️ Fornecer conhecimentos avançados sobre ferramentas da qualidade e gestão por processos
▫️ Habilitar os alunos à aplicação de técnicas para melhoria contínua, análise de processos, aprimoramento da produtividade e redução de custos.
▫️ Preparar os alunos para liderar projetos de melhoria da qualidade, utilizando métodos de gerenciamento de projetos e estratégias de planejamento estratégico
▫️ Instruir os alunos sobre a importância da sustentabilidade e da ética empresarial na gestão da qualidade
▫️ Preparar os alunos para implementar práticas que garantam não apenas a conformidade com as normas de qualidade, mas também o compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Público-alvo:
Profissionais graduados em cursos de qualquer área do conhecimento, que atuem ou desejem atuar na Gestão e administração da Qualidade, para:
▫️ Melhorar a qualidade das entregas das equipes;
▫️ Aumentar a produtividade nos ambientes de trabalho.
Perfil do graduado:
Profissionais que querem aprimorar suas habilidades em gestão para:
▫️ Gerir recursos humanos;
▫️ Implantar e implementar sistemas da qualidade;
▫️ Aplicar técnicas para melhorar a produtividade;
▫️ Melhorar resultados e reduzir custos de execução.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Unidades estratégicas de negócios;
▫️ Planejamento, organização, direção e controle de recursos empresariais;
Coordenação geral:
Profº. Luiz Eduardo Gonçalves Gasparetto - Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977). Especialização em Docência e Gestão na Educação à Distância pela Universidade Estácio de Sá (2014).
Sócio diretor da SERAP: Consultoria Organizacional. Experiência profissional em Gestão, com ênfase em treinamento e avaliação. Atuação em temas como clima organizacional, pesquisa de clima, liderança, comunicação, controle gerencial, administração do tempo, motivação e planejamento estratégico.
Carga horária: 380 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
• Planejamento Estratégico.
▫️ GESTÃO DA EMPRESA E DA QUALIDADE: CONCEITOS E FUNDAMENTOS
• Planejamento e Controle;
• O processo de decisão como ferramenta para o controle dos processos;
• Liderança: estilos, conceitos, escolas e abordagens;
• A delegação como ferramenta de desenvolvimento das pessoas;
• Mecanismos motivacionais;
• A relação entre motivação e liderança;
• Qualidade e ferramentas da qualidade;
• Fluxo de informações sob o enfoque da gestão.
▫️ GERENCIANDO OS RECURSOS HUMANOS PARA A QUALIDADE
• Ferramentas de qualidade;
• Processos;
• Gestão por processos.
▫️ GESTÃO DA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
• Ferramenta da qualidade e sistems de gestão ambiental;
• Sistemas de garantia da qualidade: ISO, QS, BS.
▫️ FERRAMENTAS DA QUALIDADE E GESTÃO POR PROCESSOS
• Ferramentas de qualidade;
• Processos;
• Gestão por processos.
▫️ VISÃO HUMANISTA
• Liderança e poder;
• Responsabilidades gerenciais;
• Gestores e líderes;
• Teorias da liderança;
• Dinâmica;
• O processo da motivação humana;
• A pirâmide das necessidades: Abraham Maslow;
• Fatores higiênicos e motivacionais: Frederick Herzberg;
• A teoria X e a teoria Y, de Douglas McGregor;
• Liderança situacional: Hersey e Blanchard;
• Maturidade da equipe;
• Delegação;
• Comportamento individual e grupal: percepção, diversidade da força de trabalho, personalidade, motivação, emoção, liderança e comunicação;
• A formação de equipes e o relacionamento interpessoal.
▫️ GESTÃO DA QUALIDADE APLICADO NA EMPRESA
• Gestão da Qualidade;
• Metodologias para aumentar a qualidade em operações de manufatura e em operações de serviçi;
• Integração com projeto de Gestão e com a estratégia empresarial;
• Componentes da gestão da qualidade e fluxo de informações sob o enfoque da gestão.
▫️ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O BSC
• Gestão das informações: ferramenta para manter a competitividade;
• Era do Conheciment: como criar e difundir o conhecimento.
• Sistemas de informação: integração com gestão da qualidade e roteiros de implantação.
• Gestão estratégica de negócios.
• Perspectivas do Balanced Scorecard: construção, desempenho, finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
• Estudos de casos.
▫️ FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
• Modelos de projetos certificados.
• Áreas de conhecimento na Gestão de Projetos: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisição.
• Project Management Institute (PMI)
▫️ GESTÃO EMPREENDEDORA
• O Empreendedor e o Empreendedorismo;
• O Plano de Negócio.
▫️ GARANTINDO A QUALIDADE NO MEIO AMBIENTE
• A questão ambiental;
• Gestão de produtos;
• Do 5S ao 8S;
• Sistemas de Gestão;
• Empreendedorismo nas suas diferentes perspectivas: perfil do empreendedor, sustentabilidade e preocupações fundamentais;
• Ferramentas para a sustentabilidade nas empresas.
▫️ FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
• Política Nacional das Relações de Consumo: constituição e Código de Defesa do Consumidor;
• Qualidade de Produtos e Serviços;
• Fornecimentos: defeituoso, viciado e perigoso;
• Responsabilidades e defesa do fornecedor;
• Oferta e Publicidade;
• Práticas abusivas;
• Proteção Contratual: garantia, prazos e práticas abusivas;
• Gestão de Marketing: proposta de valos, mix de marketing, marketing de serviços, estratégia, planejamento, implementação e controle.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
Cadastro e-MEC: https://bit.ly/3lNo873
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.