Pós EAD em Gestão em saúde pública
O Curso de Gestão em Saúde Pública tem como objetivo oferecer uma abordagem abrangente e aprofundada sobre os determinantes políticos, socioeconômicos, ambientais e institucionais que influenciam o processo saúde-doença ao longo da história.
Além disso, visa transmitir os conceitos básicos e terminologias essenciais nas áreas funcionais de organizações dos setores público e terceiro setor, destacando a importância da gestão estratégica, operacional, finanças públicas, recursos humanos e outros aspectos fundamentais.
OBJETIVOS
Transmitir os Conceitos Básicos e Terminologias nas áreas funcionais, chave de Organizações do primeiro (ESTADO) e Terceiro Setores nas Áreas: Gestão, Estratégica, Operações, Finanças Públicas, Recursos Humanos e Outros.
MATÉRIAS
O que você vai aprender?
- PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE
- HISTÓRIA DO SUS
- O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
- SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
- GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE
- POLÍTICAS PÚBLICAS
- ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO
- GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PÚBLICO ALVO
Profissionais Graduados
COORDENAÇÃO
Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti
Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).
Credenciamento MEC: clique aqui
Carga horária: 420h.
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
-PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE
A primeira dimensão refere-se a reflexão sobre o Planejamento e programação dos sistemas locais de saúde, possibilitando a construção compartilhada do saber, como forma de garantir práticas coletivas, e criar possibilidades de instituir os mecanismos para a gestão participativa, como primeiro passo para pensar a organização popular, e como forma de implementar um dos princípios da Reforma Sanitária, que é o controle dos serviços de saúde, e a segunda, refere-se ao planejamento participativo a nível local de prática em uma unidade de saúde, tendo como foco central a educação, com destaque para os aspectos sociais do ambiente e da saúde, buscando compreender sentidos e intencionalidades de práticas populares de cuidado e saúde, focalizando elementos de identidade cultural capazes de expressar convívio, diferenças, necessidades, liberdade e dominação.
-HISTÓRIA DO SUS
O processo de implantação desse novo sistema iniciou em 1990 após a criação de legislação complementar, inicialmente as Leis Orgânicas da Saúde e posteriormente, das Normas Operacionais Básicas (NOB) que regulamentaram o SUS. Seguindo os princípios do SUS.
-O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
A dicotomia público-privado, a primazia do público sobre o privado, as fronteiras entre o público e o privado, as prerrogativas do Estado sobre os agentes privados, os direitos do cidadão e os deveres do Estado, avaliando interesses privados e interesses coletivos, falar sobre a Instituição e Organizações públicas e privadas.
-SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Educação em saúde. Promoção da saúde, educação popular e a saúde do servidor. Direito da saúde e a medicalização. Humanização médica e qualidade de vida.
-SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Promoção da saúde. Políticas Públicas de promoção da saúde no Brasil.
-GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE
História das políticas de saúde no Brasil. Consolidação do SUS e arcabouço jurídico. Formulação do Sugestão dos serviços.
-POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS; Gestão da Vigilância à Saúde; Organização e Funcionamento do SUS; Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde; Gestão Logística em Saúde
-ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO
Planejamento e orçamento; A perspectiva do orçamento público. Orçamento e finanças públicas. Dimensão política. Busca da inovação na gestão do orçamento; Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução, controle;
Orçamento como instrumento de gestão nas organizações do setor público; Modelos de planejamento governamental e institucional. Conceito tradicional e moderno do planejamento e orçamento governamental; Plano Plurianual e a integração planejamento, orçamento e gestão; Sistema Federal de Planejamento e Orçamento e o Plano Plurianual;
Planejamento e orçamento; lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária; fase legislativa do orçamento; controle interno e controle externo; lei de responsabilidade fiscal;
Importância e Funções da Gestão Financeira na tomada de decisões; implantação de novos serviços.
-GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
A disciplina de Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo dar ao aluno conhecimentos necessários à coordenação e orientação técnica para controlar as atividades de gestão de recursos Humanos de órgãos públicos. Também é responsável por promover a uniformização de procedimentos da área de Gestão de Recursos Humanos, assim como o treinamento e desenvolvimento de pessoal.
-DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; Planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate
Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; Avaliar a aprendizagem do aluno.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.