Pós EAD em Filosofia


Analise criticamente o pensamento filosófico, desenvolva argumentos sólidos e compreenda as transformações da sociedade desde a antiguidade até os desafios contemporâneos.

A Pós-Graduação EAD em Filosofia da São Camilo oferece uma imersão profunda na história do conhecimento, explorando as principais correntes filosóficas e seus impactos no pensamento contemporâneo. O curso é estruturado para proporcionar uma visão ampla e crítica sobre o desenvolvimento do saber, permitindo que os alunos compreendam como a Filosofia moldou e continua a influenciar diversas áreas do conhecimento e da sociedade.

Objetivos do curso:
▫️ Fornecer ferramentas para que o discente tenha uma melhor interpretação do pensamento filosófico, com base numa leitura estrutural dos textos filosóficos.
▫️ Proporcionar um ganho notório no nível da escrita de textos filosóficos, bem como, pensar a filosofia de maneira mais prática e voltada para o cotidiano.

Público-alvo:
▫️ Bacharéis e licenciados em filosofia.
▫️ Bacharéis e licenciados em Ciências Sociais; 
▫️ Bacharéis em direito (mediante análise curricular); 
▫️ Jornalistas e demais profissionais da área de comunicação (mediante análise curricular); 
▫️ Graduados nas áreas de Ciências Humanas (mediante análise curricular).

Perfil do graduado:
Profissionais da educação, meios de comunicação e das chamadas Ciências Sociais que desejam atualização e aprimoramento profissional, intelectual, humano e cultural.

Áreas de atuação do profissional:
Educação/ Comunicação/ Ciências Sociais.

Coordenação geral:
Emerson Ferreira Da Rocha - Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e Mestrado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Em 2024, concluiu o curso de graduação em Ciências Econômicas (aguardando colação de grau). Exerce o cargo de Secretário Geral e atua como professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia, além de coordenar cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Centro Universitário São Camilo.Adicionalmente, atua como Coordenador Pedagógico no Programa "Escola Aberta", desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São Paulo. No âmbito da educação a distância, foi tutor em cursos na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Também lecionou na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), Possui experiência na rede pública estadual de São Paulo, onde lecionou entre 2005 e 2010, e no Colégio Boni Consilii, onde atuou de 2009 a 2011.

Credenciamento e-MEC

 


Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online

As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O professor do Ensino Superior e a legislação. A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Planejar as aulas. Exemplo de plano de ensino. Procedimentos de ensino. Apresentação do grupo. Apresentação de ideias. Aula expositiva. Debate. 
Ensino com pesquisa. Estudo de caso. Estudo dirigido. Seminário. Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO). Grupos de oposição. Avaliar a aprendizagem do aluno.

▫️ FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO POLÍTICO I e II  
As disciplinas Fundamentos do pensamento político I e II têm por objetivo levar os alunos à reflexão filosófica por meio da análise de textos dos diversos pensadores sobre filosofia política, bem como analisar as principais correntes de pensamento político no decorrer da história da Filosofia. Assim, o aluno poderá compreender o encadeamento lógico do pensamento político antigo ao moderno.

▫️ ÉTICA
A disciplina Ética tem por fundamento analisar os princípios da vida boa no pensamento filosófico. E ainda, analisar e discutir as principais fases da evolução da ética no decorrer da história da filosofia. Com isso, ela pretende introduzir e se aprofundar nas principais escolas de pensamento ético.

▫️ HISTÓRIA DA FILOSOFIA I
A disciplina História da filosofia pretende estabelecer um diálogo entre os alunos e o pensamento filosófico de alguns filósofos que representam um marco na história do pensamento filosófico. Assim, foram escolhidos os principais representantes de cada uma das diversas fases desta história.

▫️ FILOSOFIA DA CIÊNCIA    
A Filosofia da Ciência pretende discutir os principais aspectos ligados à questão da ciência que envolvem de alguma maneira a Filosofia. No caso, a Filosofia é uma ferramenta importante no surgimento e desenvolvimento das ciências, tendo em vista que ela é considerada a mãe de todas. Por isso, estudar os princípios filosóficos da ciência é a justificativa e o objetivo desta disciplina.

▫️ HISTÓRIA DA FILOSOFIA II 
Bacon. Descartes. Espinosa. Hume.

▫️ HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
A presença da Filosofia nos cursos de graduação e pós-graduação aponta para a necessidade de utilizar as ferramentas que ela disponibiliza para as demais ciências. Todavia, é no Ensino Médio e no Exame Nacional do Ensino Médio que a Filosofia vem se consolidando. Por isso, essa disciplina tem por objetivo despertar para o debate a respeito da importância de consolidar a Filosofia como uma disciplina fundamental no Ensino Básico.

▫️ TRANSFORMAÇÕES SÓCIAS DOS SÉCULOS XVI- XX
A Sociologia como ciência que estuda os processos de transformações sociais será o foco desta disciplina. Em outras palavras, essa disciplina tem como objetivo pensar as transformações sociais nos processos históricos e o quanto essas transformações influenciam a maneira de pensar e de agir na atualidade.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL
 

Cadastro e-MEC: https://bit.ly/3lJ6VLZ


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.