Turmas

Turma Confirmada
Data de início:
12/11/2024 - Inscrições abertas até 19/11
Investimento
INSCREVA-SE
14/01/2025 - (data prevista para início do curso) Investimento
INSCREVA-SE

Edital

Pós EAD em Farmácia clínica em unidade de terapia intensiva (uti)

Foto do curso Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva (Uti)

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente hospitalar altamente dinâmico que requer profissionais altamente capacitados e especializados.

Os pacientes em cuidados intensivos enfrentam condições graves, recebendo múltiplos medicamentos e intervenções, muitas vezes entubados ou sedados, o que dificulta a identificação de reações adversas ao tratamento medicamentoso.

Nesse contexto, a presença do farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar de cuidados ao paciente crítico é de extrema importância para prevenir eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e promover a saúde e bem-estar dos pacientes, além de garantir o pleno funcionamento da UTI.

O curso de Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva da São Camilo tem como principal objetivo especializar o farmacêutico, fornecendo conhecimentos avançados e habilidades técnicas necessárias para uma atuação eficaz na UTI.

 

OBJETIVOS

O curso de Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva tem como principais objetivos:

  • Capacitar o farmacêutico para auxiliar na prevenção, cuidado e tratamento abrangente dos pacientes, promovendo um atendimento mais seguro e eficiente dentro da UTI;
  • Identificar complicações com antecedência e controlar riscos, danos e sequelas por meio do tratamento farmacológico adequado;
  • Contribuir com conhecimentos que visam a redução do tempo de hospitalização e o uso racional de medicamentos;
  • Ampliar a compreensão do farmacêutico em relação aos medicamentos utilizados no tratamento das doenças que afetam os pacientes críticos;
  • Fomentar a análise crítica do tratamento farmacológico, permitindo ao farmacêutico identificar quais medicamentos melhor se adequam a cada caso clínico;
  • Desenvolver noções de empreendedorismo e sustentabilidade empresarial, ampliando as possibilidades de atuação do farmacêutico.

 

MATÉRIAS

O que você vai aprender?

-Didática do Ensino Superior

-Interpretação de Dados Laboratoriais

-Pesquisa Clínica

-Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia

-Medicina Intensiva

-Princípio de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

-Semiologia e Patologia Aplicada

-Seguimento de Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva I

-Farmacoterapia Em Medicina Intensiva I

-Princípios de Farmacocinética Clínica / Farmacocinética Clínica Aplicada

-Avaliação Final

 

PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO

O curso de Pós-graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.

A Pós-graduação EAD em Farmácia Clínica em Unidade de Terapia Intensiva é especialmente destinada a profissionais graduados em Farmácia.

MERCADO DE TRABALHO

O setor farmacêutico oferece perspectivas promissoras para aqueles que desejam se dedicar à Farmácia Clínica em UTI, com possibilidades de ascensão e reconhecimento profissional.

De acordo com dados do site salario.com.br, em 2023, a média salarial de um Farmacêutico Clínico no Brasil é de R$3.836,79, podendo chegar a até R$7.276,74.

É relevante ressaltar que o valor salarial pode variar, dependendo do cargo ocupado, do tipo de empresa em que o profissional trabalha, sua experiência e também a localização geográfica.

COORDENAÇÃO

  • Prof. Me. Vandre Mateus Lima

Farmacêutico pela Universidade Camilo Castelo Branco em 1997; Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Medicina do ABC em 2009. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Professor do Curso de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Medicina do ABC. Coordenador de Pós-Graduação no Instituto de Pós-Graduação - IPOG; Professor de Pós-Graduação na Área de Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Farmacêutico do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

  • Prof. Dr. Marcelo Polacow Bisson

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP(1988), mestrado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1991) e Doutorado em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (1996). Professor da Faculdade de Medicina do ABC e professor das Faculdades Oswaldo Cruz (São Paulo-SP). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: farmácia hospitalar, atenção farmacêutica, farmácia comunitária e administração de empresas farmacêuticas e hospitalares. Membro da SBRAFH e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Ganhador de menção honrosa no Prêmio Nacional de Incentivo à promoção do uso racional de medicamentos (edição 2010). Mestrado Profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES/PMESP em 2012.

 

Credenciamento MEC: clique aqui


Carga horária: 380 horas

Duração: Aproximadamente 12 meses

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; Planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de idéias; Aula expositiva; Debate Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; Avaliar a aprendizagem do aluno.

Interpretação de Dados Laboratoriais

Pesquisa Clínica

Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia

Medicina Intensiva

Esta disciplina aborda a unidade de terapia intensiva (UTI) nos aspectos de infraestrutura,

Funcionamento, recursos humanos e também as doenças que exigem acompanhamento e tratamento intensivo, as patologias e estados clínicos mais comuns neste tipo de unidade.

Princípio de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Semiologia e Patologia Aplicada

Seguimento de Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva

Esta disciplina capacita o aluno a proceder o seguimento farmacoterapêutico e anamnese de pacientes com distúrbios graves.

Farmacoterapia Em Medicina Intensiva

Esta disciplina aborda os tratamentos farmacológicos para os pacientes graves e as condutas de uso de medicamentos em medicina intensiva.

Princípios de Farmacocinética Clínica / Farmacocinética Clínica Aplicada

Conceitos, revisão de farmacocinética básica, modelos farmacocinéticos, variáveis farmacocinéticas, monitoração terapêutica e ajuste posológico, cálculos farmacocinéticos, provas de bioequivalência.

Avaliação Final

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Credenciamento e-MEC:


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF.