Pós EAD em Enfermagem em acesso vascular e terapia infusional
ESPECIALIZE-SE COM QUEM É REFERÊNCIA NO ENSINO EM ENFERMAGEM.
A proposta desta especialização é desenvolver o raciocínio clínico do enfermeiro na escolha do melhor dispositivo e vias de acessos vasculares, garantindo que os pacientes recebam toda a terapia prescrita com qualidade, segurança e prevenindo eventos, principalmente em relação à infecção da corrente sanguínea. Esse será o diferencial alcançado pelos enfermeiros formados por esse curso.
- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
- Professores de referência no mercado.
- Certificado de 380horas.
OBJETIVOS
Ao fim do curso, o aluno terá recebido informações para:
- Conhecer a indicação, técnicas de Inserção, correta manutenção, retirada e manejo de complicações relacionados aos dispositivos vasculares
- Descrever protocolo para indicação, inserção, manutenção, retirada e manejo de complicações relacionadas aos dispositivos vasculares
- Identificar e manusear toda a tecnologia disponível para acessos vasculares
- Contribuir em projetos institucionais de redução da infecção da corrente sanguínea.
MATÉRIAS
- TECNOLOGIAS EM SAÚDE
- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
- LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR
- FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL
- FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL
- INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL
- SUPORTE ENTERAL / PARENTERAL E RASTREABILIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA INFUSIONAL
- SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL
- AVALIAÇÃO FINAL
PARA QUEM É ESSA PÓS-GRADUAÇÃO?
O curso de Pós-Graduação tem como pré-requisito Diploma de ensino superior (Graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, na forma da regulação federal.
Essa Pós-graduação se destina a:
- Enfermeiros.
MERCADO DE TRABALHO
A remuneração do enfermeiro pode crescer conforme seu tempo de experiência e cursos de qualificação, como especializações, mestrado e doutorado. Algumas áreas de atuação exigem um diploma de especialização.
A média salarial para Enfermeiro do SUS é de R$ 4.815,00.
VANTAGENS
A pós-graduação EAD em Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional traz para seu egresso o diferencial de conhecer as mais diversas tecnologias de acesso vascular, atuação em emergências e urgência e segurança do paciente.
Além das disciplinas específicas de atendimento ao paciente, também oferecemos na grade do curso matérias de gestão, regulamentação e políticas públicas de saúde e gestão da qualidade.
Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso!
- Provas online
- Horário flexível
- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download
- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.
COORDENAÇÃO
Prof. Dra. Euni de Oliveira Cavalcanti
Enfermeira, Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro (2018). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015).
Carga Horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
As aulas são gravadas compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
- TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Tecnologia Em Saúde; Tecnologia Para Produzir Mudanças nas Práticas de Saúde
- GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
Introdução à Teoria da Administração; Eras Organizacionais; Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Conceito de Saúde-Doença; Determinantes Sociais de Saúde; Histórico e Organização da Saúde Pública; Modelos de Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Saúde Suplementar (Ss); Vínculos e Trabalho em Equipe; Humanização em Saúde; Adesão ao Tratamento de Saúde; Liderança, Comunicação e Cor responsabilização na Atuação em Saúde.
- LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR
Abordagem da anatomia e fisiologia do sistema circulatório; Anamnese e exame físico do sistema vascular; Legislação de enfermagem; pensamento crítico baseado em evidências.
- FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem das complicações da Terapia Intravenosa; Tromboembolismo Venoso (TEV); Complicações ocasionadas por transfusões sanguíneas; Infecções Relacionadas a Terapia intravenosa.
- FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem Farmacologia conceitos gerais; Prevenção de complicações causadas por medicações; Ações de Enfermagem na Administração de Medicamentos.
- INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem dos tipos de dispositivos venosos periféricos e centrais; protocolos e Curativos em dispositivos venosos; Recursos tecnológicos
- SUPORTE ENTERAL / PARENTERAL E RASTREABILIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem dos conceitos, legislação e indicação da terapia nutricional enteral e parenteral; Atuação da enfermagem na terapia nutricional enteral e parenteral, com ênfase na segurança da terapia infundida.
- SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem da terapia infusional nas seguintes alterações sistêmicas: Tromboembolismo venoso (TEV) e Embolia Pulmonar (EV); Mecanismos de Choque e ações de Enfermagem; Distúrbios Hidroeletrolíticos e as Intervenções de Enfermagem; Parada cardiorrespiratória.
- AVALIAÇÃO FINAL
No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.