Pós EAD em Enfermagem em acesso vascular e terapia infusional

Foto do curso Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional

Garanta acessos venosos seguros com foco na administração de medicamentos e no uso de recursos tecnológicos para evitar complicações e oferecer suporte avançado.

Com a Pós-Graduação EAD em Enfermagem em acesso vascular e terapia infusional, um enfermeiro graduado se prepara para ser fundamental ao tratamento dos pacientes. A inserção de acessos intravenosos é um dos procedimentos mais frequentes em hospitais, principalmente na UTI e em internações, onde 100% dos tratamentos requerem o uso e manutenção de algum tipo de acesso venoso.

Objetivos do curso:
▫️ Formar Profissionais voltados para desenvolver e implementar a indicação, técnicas de Inserção, correta manutenção, retirada e manejo de complicações relacionados aos dispositivos vasculares.
▫️ Propor a revisão, e aprimoramento no que tange a anatomia e fisiologia do Vascular.
▫️ Conhecer as Fisiopatologias que acometem o sistema vascular.
▫️ Conhecer sobre a Farmacologia e farmacovigilância no contexto de terapia infusional.
▫️ Capacitar enfermeiros a fim de dominar as técnicas de Inserção, implantação, manutenção de dispositivos, exames de apoio diagnósticos e recursos tecnológicos em terapia infusional.
▫️ Dominar suporte enteral / parenteral e rastreabilidade e segurança do paciente na terapia infusional.
▫️ Atuar na assistência de Enfermagem em Suporte avançado em complicações decorrentes de implantação de dispositivos e terapia infusional.

Público-alvo:
Profissionais graduados em enfermagem de instituições públicas ou privadas que tenham interesse em aprender sobre as ações de enfermagem voltadas para a prática de enfermagem em acesso vascular e terapia infusional.

Perfil do graduado:
Profissional com formação acadêmica em enfermagem com interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do Sistema Vascular e das ações de Enfermagem voltados para assistência de enfermagem em acesso vascular e terapia infusional e nos cuidados de enfermagem ao paciente em quadro de pneumonia de origem comunitária, buscando tratar a doença e prevenindo suas possíveis causas desencadeadoras.

Áreas de atuação do profissional:
Clínicas e hospitais

Coordenação geral:
Euni de Oliveira Cavalcanti - Enfermeira Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015). Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro e Pós-Graduação na Faculdade LS Educacional. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).


Carga Horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: 100% online

As aulas são gravadas e compostas por materiais escritos e vídeos explicativos intermediários, atividades como: Chat e Vídeo-chat, Testes e Avaliações Dissertativas que o aluno realiza através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Aspectos teórico-conceituais das tecnologias em Saúde. Tecnologia e as práticas de saúde. Ferramentas da Tecnologia em Saúde usadas pelo SUS. Questões normativas, éticas e bioéticas do uso de tecnologias em saúde.

▫️ GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
Introdução à Teoria da Administração; Eras Organizacionais; Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital

▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Conceito de Saúde-Doença; Determinantes Sociais de Saúde; Histórico e Organização da Saúde Pública; Modelos de Atenção à Saúde; Sistema Único de Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Saúde Suplementar (Ss); Vínculos e Trabalho em Equipe; Humanização em Saúde; Adesão ao Tratamento de Saúde; Liderança, Comunicação e Cor responsabilização na Atuação em Saúde.

▫️ LEGISLAÇÃO, ANATOMIA E FISIOLOGIA VASCULAR
Abordagem da anatomia e fisiologia do sistema circulatório; Anamnese e exame físico do sistema vascular; Legislação de enfermagem; pensamento crítico baseado em evidências.

▫️ FISIOPATOLOGIA NO CONTEXTO DA TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem das complicações da Terapia Intravenosa; Tromboembolismo Venoso (TEV); Complicações ocasionadas por transfusões sanguíneas; Infecções Relacionadas a Terapia intravenosa.

▫️ FARMACOLOGIA E FARMACOVIGILÂNCIA NO CONTEXTO DE TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem Farmacologia conceitos gerais; Prevenção de complicações causadas por medicações; Ações de Enfermagem na Administração de Medicamentos.

▫️ INSERÇÃO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO DE DISPOSITIVOS, EXAMES DE APOIO DIAGNÓSTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem dos tipos de dispositivos venosos periféricos e centrais; protocolos e Curativos em dispositivos venosos; Recursos tecnológicos

▫️ SUPORTE AVANÇADO EM COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE IMPLANTAÇÃO DE DISPOSITIVOS E TERAPIA INFUSIONAL
Abordagem da terapia infusional nas seguintes alterações sistêmicas: Tromboembolismo venoso (TEV) e Embolia Pulmonar (EV); Mecanismos de Choque e ações de Enfermagem; Distúrbios Hidroeletrolíticos e as Intervenções de Enfermagem; parada cardiorrespiratória.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.