Pós EAD em Educação especial/ educação inclusiva: da educação infantil à universidade

Foto do curso Educação Especial/ Educação Inclusiva: da Educação Infantil À Universidade

Pós EAD em Educação Especial/Educação Inclusiva: Da Educação Infantil à Universidade

TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA!

A Pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva busca capacitar profissionais da educação na criação de ambientes de ensino inclusivos e eficazes para pessoas com necessidades educacionais especiais, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.

O programa aborda uma série de tópicos essenciais, tais como:

  • As principais concepções teóricas e práticas pedagógicas voltadas para alunos com necessidades educacionais específicas;
  • Estratégias de intervenção pedagógica em classes regulares e em serviços de apoio especializado;
  • Prestação de atendimento em instituições especializadas para necessidades educacionais específicas.

Além disso, por se tratar de um curso EAD de uma instituição reconhecida, a pós proporciona benefícios essenciais:

  • Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
  • Professores de referência no mercado;
  • Credenciamento e-MEC;
  • Certificado de 620 horas.

OBJETIVOS

O principal objetivo da Pós EAD em Educação Especial e Educação Inclusiva da São Camilo é:

  • Informar, atualizar e capacitar, principalmente os profissionais da educação, para a atuação educacional com as pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, problemas de saúde e/ou altas habilidades/superdotação.

MATÉRIAS

  • POLÍTICAS: GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
  • ASPECTOS SOCIAIS E INCLUSÃO
  • ASPECTOS DA SAÚDE
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
  • DIDÁTICA
  • ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
  • ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
  • ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES
  • ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
  • ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA
  • ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO
  • AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS
  • AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.

Logo, essa pós-graduação é voltada para portadores de diploma de nível superior que desejem se especializar em Educação Especial e Educação Inclusiva.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um Professor de Educação Especial? A remuneração do profissional especializado em educação inclusiva pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com informações do portal Glassdoor, a média salarial de um Professor de Educação Especial no Brasil é de R$3.660,00, podendo chegar a R$6.000,00 por mês.

VANTAGENS

A Pós em Educação Especial/Educação Inclusiva: Da Educação Infantil à Universidade proporciona uma perspectiva ampla e capacitadora sobre a educação inclusiva.

Ela prepara o profissional para desenvolver estratégias educacionais direcionadas a pessoas com necessidades especiais decorrentes de diversas deficiências (auditiva/surdez, física, intelectual, visual, múltipla e surdocegueira) e transtornos globais de desenvolvimento (como transtorno do espectro autista e psicose infantil, por exemplo).

  • Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
  • Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
  • Provas online;
  • Horário flexível;
  • Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
  • Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

Carga horária: 620 horas.

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

As aulas são compostas por materiais escritos e vídeos gravados explicativos intermediários, atividades como: testes e avaliações dissertativas que serão realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

- POLÍTICAS: GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL

Trajetória histórica da Educação Especial/Educação Inclusiva. Caracterização e Modelos de atendimento e Legislação.

- ASPECTOS SOCIAIS DA INCLUSÃO

Multiculturalismo, estigma e preconceito. Famílias e equipes colaborativas. Orientação Familiar.

- ASPECTOS DA SAÚDE

Conceitos Básicos: conceito de deficiência, doença ou condição social. Funções cognitivas, sensoriais e motoras. Aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos.

- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Desenvolvimento Humano. Teorias da Aprendizagem. Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem

- DIDÁTICA

Planejamento pedagógico, elaboração de projetos, planos de aula e portfólio. Didática do Ensino Superior.

- ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS

Características dos Transtornos Funcionais Específicos (TFE). Planificação e Investigação de Atividades Pedagógicas nos Casos de TFE.

- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

Deficiência Intelectual: aspectos e práticas. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES

Deficiência Visual: aspectos e práticas. Altas Habilidades/Superdotação: aspectos e práticas.

- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA

Deficiência Auditiva/Surdez: aspectos e práticas. Surdocegueira: aspectos e práticas.

- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA

Deficiência Física: aspectos e práticas. Deficiência Múltipla: aspectos e práticas.

- ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO

Como atuar no Contexto Hospitalar. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial aplicadas à aprendizagem. Importância do Exercício Físico no Desenvolvimento Cognitivo.

- AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS

Dimensões da avaliação: avaliação institucional e avaliação da aprendizagem. Recursos acessíveis para apoiar alunos com deficiência na inclusão educacional.

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF.