Pós EAD em Educação especial/ educação inclusiva: da educação infantil à universidade
Pós EAD em Educação Especial/Educação Inclusiva: Da Educação Infantil à Universidade
TORNE-SE UM ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA!
A Pós-graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva busca capacitar profissionais da educação na criação de ambientes de ensino inclusivos e eficazes para pessoas com necessidades educacionais especiais, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.
O programa aborda uma série de tópicos essenciais, tais como:
- As principais concepções teóricas e práticas pedagógicas voltadas para alunos com necessidades educacionais específicas;
- Estratégias de intervenção pedagógica em classes regulares e em serviços de apoio especializado;
- Prestação de atendimento em instituições especializadas para necessidades educacionais específicas.
Além disso, por se tratar de um curso EAD de uma instituição reconhecida, a pós proporciona benefícios essenciais:
- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;
- Professores de referência no mercado;
- Credenciamento e-MEC;
- Certificado de 620 horas.
OBJETIVOS
O principal objetivo da Pós EAD em Educação Especial e Educação Inclusiva da São Camilo é:
- Informar, atualizar e capacitar, principalmente os profissionais da educação, para a atuação educacional com as pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, problemas de saúde e/ou altas habilidades/superdotação.
MATÉRIAS
- POLÍTICAS: GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
- ASPECTOS SOCIAIS E INCLUSÃO
- ASPECTOS DA SAÚDE
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
- DIDÁTICA
- ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA
- ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO
- AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS
- AVALIAÇÃO FINAL
PARA QUEM É A PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA?
O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal.
Logo, essa pós-graduação é voltada para portadores de diploma de nível superior que desejem se especializar em Educação Especial e Educação Inclusiva.
MERCADO DE TRABALHO
Quanto ganha um Professor de Educação Especial? A remuneração do profissional especializado em educação inclusiva pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.
De acordo com informações do portal Glassdoor, a média salarial de um Professor de Educação Especial no Brasil é de R$3.660,00, podendo chegar a R$6.000,00 por mês.
VANTAGENS
A Pós em Educação Especial/Educação Inclusiva: Da Educação Infantil à Universidade proporciona uma perspectiva ampla e capacitadora sobre a educação inclusiva.
Ela prepara o profissional para desenvolver estratégias educacionais direcionadas a pessoas com necessidades especiais decorrentes de diversas deficiências (auditiva/surdez, física, intelectual, visual, múltipla e surdocegueira) e transtornos globais de desenvolvimento (como transtorno do espectro autista e psicose infantil, por exemplo).
- Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;
- Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;
- Provas online;
- Horário flexível;
- Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;
- Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.
Carga horária: 620 horas.
Duração: Aproximadamente 12 meses.
100% online, sem encontro presencial.
As aulas são compostas por materiais escritos e vídeos gravados explicativos intermediários, atividades como: testes e avaliações dissertativas que serão realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
- POLÍTICAS: GOVERNAMENTAL E NÃO GOVERNAMENTAL
Trajetória histórica da Educação Especial/Educação Inclusiva. Caracterização e Modelos de atendimento e Legislação.
- ASPECTOS SOCIAIS DA INCLUSÃO
Multiculturalismo, estigma e preconceito. Famílias e equipes colaborativas. Orientação Familiar.
- ASPECTOS DA SAÚDE
Conceitos Básicos: conceito de deficiência, doença ou condição social. Funções cognitivas, sensoriais e motoras. Aspectos psiconeurológicos e fonoaudiológicos.
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Desenvolvimento Humano. Teorias da Aprendizagem. Aplicação das teorias de ensino na aprendizagem
- DIDÁTICA
Planejamento pedagógico, elaboração de projetos, planos de aula e portfólio. Didática do Ensino Superior.
- ASPECTOS DOS TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS
Características dos Transtornos Funcionais Específicos (TFE). Planificação e Investigação de Atividades Pedagógicas nos Casos de TFE.
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Deficiência Intelectual: aspectos e práticas. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA VISUAL E ALTAS HABILIDADES
Deficiência Visual: aspectos e práticas. Altas Habilidades/Superdotação: aspectos e práticas.
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ E SURDOCEGUEIRA
Deficiência Auditiva/Surdez: aspectos e práticas. Surdocegueira: aspectos e práticas.
- ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA FÍSICA E MÚLTIPLA
Deficiência Física: aspectos e práticas. Deficiência Múltipla: aspectos e práticas.
- ASPECTOS DE OUTRAS PRÁTICAS DE ATUAÇÃO
Como atuar no Contexto Hospitalar. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial aplicadas à aprendizagem. Importância do Exercício Físico no Desenvolvimento Cognitivo.
- AVALIAÇÃO E RECURSOS ACESSÍVEIS
Dimensões da avaliação: avaliação institucional e avaliação da aprendizagem. Recursos acessíveis para apoiar alunos com deficiência na inclusão educacional.
- AVALIAÇÃO FINAL
No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.