Pós EAD em Alfabetização

Foto do curso Alfabetização

APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS EM ALFABETIZAÇÃO!

Com cerca de 38 milhões de brasileiros enfrentando o analfabetismo funcional, a necessidade de formar especialistas em alfabetização é urgente.

A Pós-graduação em Alfabetização da São Camilo prepara profissionais para se destacarem em todos os níveis educacionais, abrangendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA).

Ao se matricular, você terá acesso a:

- Estratégias práticas para professores de Educação Infantil;

- Conhecimentos cruciais para docentes do Ensino Básico;

- Dimensões teóricas e práticas para o desenvolvimento de professores da EJA;

- Abordagens de ensino fundamentais para a Educação Inclusiva.

- Além disso, o curso oferece benefícios essenciais:

- Aulas 100% online, estude onde e quando quiser;

- Professores de referência no mercado;

- Credenciamento e-MEC;

- Certificado de 360 horas.

 

OBJETIVOS

- Os principais objetivos do curso de Pós-graduação em Alfabetização são:

- Fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da Educação Infantil e das séries iniciais possa organizar estratégias adequadas aos alunos;

- Fornecer instrumental teórico-prático para favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino;

- Formar profissionais aptos para receber, no processo inclusivo, crianças com necessidades educacionais especiais (NEE);

- Propiciar fundamentos teórico-práticos para os professores no desempenho de seus papéis;

- Propiciar fundamentos teórico-práticos para professores na atuação em Centros de Atenção Integral e programas de alfabetização;

- Preparar o professor de Educação Infantil para realizar intervenções precoces em crianças com deficiências, tanto nas creches quanto nas escolas e séries iniciais, oferecendo-lhes a devida atenção e suporte.

 

MATÉRIAS

- A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA

- CULTURA E DIVERSIDADE

- PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

- ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

- ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

- DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

- POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO E PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

- AVALIAÇÃO FINAL

PARA QUEM É A PÓS EM ALFABETIZAÇÃO?

O curso de pós-graduação tem como pré-requisito diploma de ensino superior (graduação) reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido por instituições de ensino estrangeiras, conforme a regulação federal.

Assim, a pós-graduação em Alfabetização se destina a profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

 

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ganha um Professor de Educação Básica? A remuneração do profissional especializado em Alfabetização pode variar conforme seu tempo de experiência e os cursos de qualificação.

De acordo com dados coletados pelo portal Glassdoor, a média salarial de Professor de Educação Básica é de R$6.062,00 no Brasil em 2023.

 

VANTAGENS

A Pós-graduação EAD em Alfabetização e Letramento proporciona capacitação abrangente e senso crítico, preparando profissionais para atuar de forma versátil em diversas esferas educacionais, tanto em instituições públicas quanto privadas. Isso inclui não apenas escolas, mas também creches, centros de atendimento integrado e postos de saúde.

Possibilidade de ampliar a carreira para o setor acadêmico e de pesquisa;

Por ser 100% EAD, os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia e as aulas ficam disponíveis para serem consultadas durante todo o curso;

Provas online;

Horário flexível;

Aulas online acessíveis 24 horas e com disponibilidade para download;

Atendimento Online, contato direto com a coordenação do curso e tutores das disciplinas.

COORDENAÇÃO: 
 

Prof. Angélica do Carmo da Silva Chico

Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2017), Angélica Chico é uma profissional qualificada em Educação e Psicopedagogia.

Com formação em Pedagogia desde 1997, possui especializações em Neurociências Aplicadas à Educação e Aprendizagem (Universidade Mackenzie UPM, 2023) e Coaching Pessoal e de Equipe (Metropolitana, 2022). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual (FAEP, 2019) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (Centro Universitário de Santo André, 1999).

Atua como Orientadora Educacional e Professora no Colégio Stagio, Professora Conteudista na São Camilo (presencial e EaD), Tutora EaD na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (EaD e presencial), e Psicopedagoga Clínica no consultório Psicoeudaimonia.

 


Carga Horária: 360h

Duração: Aproximadamente 12 meses.

100% online, sem encontro presencial.

Matriz curricular
- A Função Social da Leitura e da Escrita

Contextualizar as bases sociais considerando o processo de desenvolvimento da leitura e escrita através do diagnóstico e da avaliação do processo de aprendizagem

- Cultura e Diversidade

Contextualizar a diversidade sociocultural no processo de leitura e a escrita em práticas de alfabetização, e aplicar os gêneros textuais no aprendizado.


- Práticas Significativas no Processo de Alfabetização

Alfabetização no Brasil. Conceitos de alfabetização. Alfabetização e educação inclusiva. Metodologias ativas.


- Dificuldades de Aprendizagem

Alfabetização e letramento na perspectiva inclusiva: caminhos possíveis. As dificuldades de aprendizagem nos processos inclusivos. As novas tecnologias na aprendizagem. Tecnologia assistiva na prática.


- Alfabetização na Educação Infantil e Anos Iniciais

A organização do planejamento e das práticas de intervenção considerando o desenvolvimento lúdico e artístico no processo de alfabetização e letramento.


- Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas

Emergência de histórias e processos de letramento. Alfabetização e letramento de pessoas jovens e adultas: orientações metodológicas e materiais didáticos.


- Políticas Públicas, Currículo e Planejamento e Práticas Avaliativas no Contexto Educacional

A disciplina discutirá os conceitos de estudos sociais e sua importância na organização do tempo didático, assim como quais as práticas educativas e avaliativas ideais dentro de um projeto pedagógico e didático.

 

- AVALIAÇÃO FINAL

No final, o aluno realizará uma avaliação, contendo questões relacionadas aos conteúdos ministrados ao longo do curso.

 

Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/2Q0IS1i


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;

2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;

3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@poseadsaocamilo.br

a) histórico escolar;

b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida.

c) cópia da cédula de identidade;

d) cópia do CPF.