Pós EAD em Pedagogia hospitalar

Desenvolva práticas pedagógicas no ambiente hospitalar com foco em aplicar estratégias de psicopedagogia e operações mentais para promover educação e qualidade de vida a pacientes em idade escolar.
Com a Pós-Graduação EAD em Pedagogia Hospitalar, professores e profissionais graduados em pedagogia adquirem ferramentas práticas para levar educação a pacientes em idade escolar que estão internados. Entre 2012 e 2017, foram registradas mais de 82 mil internações de crianças e adolescentes só no estado do Paraná. Esses números, assim como a Resolução nº. 41 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), reforçam o papel fundamental do educador e de programas de educação no ambiente hospitalar.
Objetivos do curso:
▫️ Conhecer os fundamentos e a história da prática pedagógica hospitalar.
▫️ Aplicar a neurociência à pedagogia.
▫️ Compreender o sentido e a importância da escuta pedagógica para crianças e adolescentes hospitalizados.
▫️ Primar pela interdisciplinaridade e as parcerias no processo educativo.
▫️ Verificar as práticas educativas em espaços não formais.
▫️ Conhecer a legislação concernente à Pedagogia Hospitalar.
▫️ Saber sobre os êxitos e os desafios da educação.
▫️ Conhecer as modalidades da Pedagogia Hospitalar.
▫️ Compreender a elaboração de um Projeto pedagógico do Atendimento Educacional Hospitalar.
▫️ Auxiliar na inclusão escolar de crianças pós-hospitalizadas.
Público-alvo:
Profissionais graduados em cursos da área de educação, com certificado emitido por instituições reconhecidas pelo MEC , que tem interesse em atuar com:
▫️ Pedagogia e psicopedagogia no ensino médio e na educação infantil;
▫️ Pacientes em idade escolar da psicologia, enfermagem, fonoaudiologia e terapia ocupacional;
▫️ Pessoas com necessidades especiais;
▫️ Assistência social e serviço social;
▫️ Coordenação, supervisão e orientação escolar.
Perfil do graduado:
O egresso deste curso estará apto a:
▫️ Articular prática e teoricamente o trabalho pedagógico em hospitais e outros espaços não formais de educação;
▫️ Atuar com autonomia e qualidade, seja como professor ou como gestor;
▫️ Realizar planejamento educacional, com integração entre família, escola e saúde.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Ambientes Hospitalares: garantindo a continuidade do processo educacional durante o período de hospitalização.
▫️ Programas de Cuidados Paliativos: proporcionando suporte educacional a crianças e adolescentes, bem como a suas famílias, durante tratamentos de longa duração ou condições crônicas.
▫️ Oncologia Pediátrica: desenvolvendo estratégias educacionais que atendam às necessidades específicas de crianças em tratamento de câncer.
▫️ Ambulatórios e Clínicas Pediátricas: oferecendo suporte educacional a crianças que frequentam esses ambientes.
▫️ Atendimento Domiciliar: proporcionando suporte a crianças que necessitam de cuidados prolongados em casa.
▫️ Escolas Especializadas em Saúde: facilitando a integração e participação educacional.
▫️ Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica: garantindo o estímulo educacional mesmo em ambientes críticos.
▫️ Reabilitação Pediátrica: oferecendo suporte educacional a crianças em processo de recuperação de lesões ou cirurgias.
▫️ Consultoria em Educação Inclusiva: promovendo a integração de crianças com condições de saúde específicas.
▫️ Treinamento de Profissionais de Saúde: promovendo a colaboração entre as equipes de saúde e educacional.
▫️ Projetos de Humanização Hospitalar: integrando práticas educacionais que contribuam para o bem-estar emocional e social das crianças hospitalizadas.
▫️ Pesquisa em Educação Hospitalar: esenvolvendo estudos e projetos que aprimorem as práticas e estratégias educacionais em contextos de saúde.
Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Euni de Oliveira Cavalcanti – graduação em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UNB). Residência multiprofissional pelo programa da Secretária do Estado de Saúde do DF com o Hospital Regional de Taguatinga com especialização em Terapia Intensiva. Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Ao longo de sua carreira, foi docente no Curso Técnico em Enfermagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano (Unieuro). Atualmente, é coordenadora dos cursos de enfermagem da Pós-Graduação EAD do Centro Universitário São Camilo.
Carga horária: 420 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
• Psicopedagogia: histórico, princípios e distúrbios de aprendizagem.
• Psicopedagogia clínica e institucional
▫️ TEORIAS DA APRENDIZAGEM
• A teoria da aprendizagem significativa.
• Afetividade e aprendizagem.
• Estilos de aprendizagem.
▫️ COMO ATUAR NO COMPLEXO HOSPITALAR
• Registros históricos e atendimento à pessoa enferma.
• O papel do psicopedagogo e os aspectos legais.
▫️ A MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
• Educar à percepção.
• As relações dentro das operações mentais.
• Estrutura e criatividade: em busca da síntese.
▫️ DINÂMICA DE GRUPO: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
• Dinâmica de grupo.
• Aplicação de dinâmicas de grupo.
▫️ RECURSOS ACESSÍVEIS PARA APOIAR ALUNOS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR E OU COM DEFICIÊNCIA NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
• Definição e terminologias utilizadas.
• Aspectos importantes para a confecção de recursos acessíveis.
• Tecnologia assistiva.
• Recursos de comunicação alternativa: sistemas de calendário.
▫️ FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E ÉTICOS NA PEDAGOGIA HOSPITALAR
• História da pedagogia hospitalar.
• A Pedagogia hospitalar no Brasil.
• A Pedagogia no contexto hospitalar.
• Aspectos éticos e legais.
▫️ PEDAGOGO HOSPITALAR E AS MODALIDADES DE ATENDIMENTO
• O Pedagogo hospitalar.
• Modalidades.
• A brinquedoteca e a biblioteca.
• Novos rumos.
▫️ PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR
• Humanização.
• Projeto pedagógico.
• Prática pedagógica.
• Avaliação do aluno.
▫️ PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PEDAGOGIA HOSPITALAR
• A Educação na contemporaneidade.
• Dentro e fora do hospital.
• O trabalho pedagógico parceiro.
• O retorno.
▫️ SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
• Estrutura e conceituação da saúde baseada em evidências.
• Caminhos para a aplicabilidade de evidências na prática clínica.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.