Pós EAD em Neuroeducação

Foto do curso Neuroeducação

Transforme a neurociência em estratégias práticas de ensino, com foco em potencializar a aprendizagem e compreender os processos cognitivos que influenciam a aquisição de conhecimentos.

Com a Pós-Graduação EAD em Neuroeducação, qualquer profissional graduado que atue como orientador, tutor, treinador ou professor fica apto a introduzir a neurociência em seu processo didático, melhorando a aprendizagem de seus alunos. Um estudo realizado pela Revista ABM revelou que o desempenho acadêmico pode melhorar em até 13% quando os professores ativam o centro de recompensa do cérebro, em 2024 esse potencial foi transformado no Prêmio Inclusão em Neuroeducação, com um prêmio de R$ 12 mil.

Objetivos do curso:
▫️ Relacionar saúde, educação e desenvolvimento da criança e do adolescente;
▫️ Discutir os transtornos de aprendizagem;
▫️ Oferecer fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento nervoso e as várias etapas de aquisição de habilidades sensórias, cognitivas, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, sob o prisma da Neurociência.
▫️ Estimular a produção de conhecimentos para a prática neuro pedagógica e neuro didática na área educacional.

Público-alvo:
▫️ Professores;
▫️ Educadores;
▫️ Pedagogos;
▫️ Psicopedagogos;
▫️ Psicólogos;
▫️ Fonoaudiólogos;
▫️ Terapeutas ocupacionais; 
▫️ demais interessados com formação completa no Ensino Superior.

Perfil do graduado:
▫️ O profissional com interesse em aplicar a neurociência na educação de: 
▫️ Crianças e adolescentes em fase escolar;
▫️ Alunos com transtornos de aprendizagem.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Educação;
▫️ Saúde.

Coordenação geral:
Profª. Drª. Ma. Renata Ribeiro Marinho - Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestra em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1999),

Coordenadora de cursos de pós-graduação em cursos na área de Neurociências, Psicomotricidade e Ciências forenses. Professora desde 1999, ministra diversas disciplinas em pesquisa, neurociências, comunicação, anatomia, farmacologia e educação. 

- Credenciamento e-MEC


Carga horária: 380 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online

As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA
• História da Neurociência. 
• O sistema nervoso. 
• Sistema límbico. 
• Neurociência e aprendizagem: questões relevantes.

▫️ DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM 
• desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente;
• Fases do desenvolvimento: resultados da aprendizagem estimulada;
• Processo de desenvolvimento motor;
• Domínio motor e aprendizagem;
• Fases do processo de aprendizagem motora;
• Conhecimento de resultados;
• Transferência de aprendizagem;
• Importância da aprendizagem motora na formação técnica desportiva.

▫️ PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
• Desenvolvimento da linguagem e aprendizagem;
• Distúrbios relacionados ao desenvolvimento biopsicossocial.

▫️ EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PORTADORES DE TRANSTORNOS/DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS
• A educação inclusiva e as pessoas com transtornos; 
• Transtornos do neurodesenvolvimento.

▫️ TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA
• Síndromes psiquiátricas;
• Níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos; 
• Os diferentes transtornos psiquiátricos na infância e adolescência.

▫️ NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM MOTORA    
• Conhecimentos básicos de plasticidade neural; 
• Perspectiva do aprendizado e da memória;
• Conceitos de habituação;
• Conceitos de recuperação de lesão;
• Conceitos de aprendizagem motora, controle motor e desenvolvimento motor; 
• Desenvolvimento hierárquico de habilidades motoras;
• Conceitos de capacidade, habilidade e potencialidade;
• Transferência de aprendizagem;
• Retenção e esquecimento de aprendizagem;

▫️ PROCESSOS COGNITIVOS SUPERIORES
• Processos cognitivos superiores: fases de desenvolvimento;
• Relações entre as ações cotidianas e a constituição e desenvolvimento das ações mentais.

▫️ PROCESSO COGNITIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
• Introdução aos processos cognitivos elementares e básicos;
• Capacidades sensoriais e motoras;
• Capacidades sensoriais ou de recepção;
• Capacidades motoras ou de expressão;
• Expressões funcionais do desenvolvimento, maturação e organização neurológica pelas capacidades sensoriais e motoras;
• Primeiro nível de desenvolvimento;
• Capacidade de mobilidade;
• Capacidade sensorial tátil;
• Capacidade manual;
• Capacidade visual;
• Capacidade auditiva;
• Capacidade de linguagem;
• Segundo nível de desenvolvimento.

▫️ DIDÁTICA E METODOLOGIA DE CURSOS SUPERIORES
• O professor e o Ensino superior;
• A relação professor-aluno;
• Planejamento e plano de ensino;
• Procedimentos de ensino e avaliação de aprendizagem.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL

Cadastro e-MEC:  http://bit.ly/2TAVNq1


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.