Com a diversidade sendo cada vez mais abordada dentro da área da educação, a Educação Inclusiva torna-se um dos temas de discussão mais recorrentes, dada a necessidade de que todos tenham as mesmas oportunidades no processo de aprendizagem.
Segundo a pesquisa “O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva”, do Instituto Alana com o Datafolha, 87% concordam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência.
O que é Educação Inclusiva?
Educação Inclusiva quer dizer educação para todos, com a inclusão de pessoas com deficiência, com doenças e com transtornos. Isso significa garantir um espaço educacional em que esses estudantes possam se desenvolver inteiramente e potencializar habilidades sociais, cognitivas e emocionais, sentindo-se pertencentes àquele ambiente.
A Educação Inclusiva no Brasil é pautada em cinco pilares:
1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
2. Toda pessoa aprende.
3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
5. A educação inclusiva diz respeito a todos.
Assim, a inclusão escolar é algo ligado à aceitação e ao acolhimento das diferenças, focado em proporcionar um ensino livre de preconceitos e julgamentos, respeitando a individualidade de cada pessoa, sendo contempladas as diversidades de gênero, étnicas, socioculturais e intelectuais, entre outras.
Muitos confundem a Educação Inclusiva com a Educação Especial, mas os conceitos são distintos. A Educação Especial é uma modalidade garantida por lei, oferecida para alunos que apresentem alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A Educação Especial e a Inclusiva podem caminhar lado a lado, sendo complementares entre si. A educação pode também ser inclusiva para pessoas com deficiência, no momento em que elas possam ter acessibilidade plena às aulas, ou seja, com materiais adaptados e acessibilidade a todos os espaços da escola, entre outros fatores.
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Desafios da inclusão escolar
No Brasil, este é um conceito que ainda está em inserção no contexto escolar, por isso, apresenta certos desafios para os pedagogos e pedagogas no dia a dia, entre eles:
• infraestruturas escolares que não atendem às especificidades da educação inclusiva;
• comunidade escolar despreparada para lidar com temas sensíveis de inclusão;
• falta de professores especializados e preparados para abordar certas temáticas;
• preconceito e discriminação presentes em sala de aula.
Entre outros desafios a serem superados, ainda há um caminho considerável até que todas as escolas sejam totalmente inclusivas; por isso, a importância de profissionais da educação especializados e antenados nas pautas atuais de inclusão.