Pós EAD em Gestão em saúde pública

Foto do curso Gestão em Saúde Pública

Qualifique seu currículo para cargos de liderança na saúde pública com segurança em gerir pessoas, coordenar estratégias para políticas públicas e lidar com regulamentações orçamentárias.

Com a Pós-Graduação EAD em gestão em saúde pública, um graduado em áreas como administração ou saúde se qualifica para atender as necessidades de mais de 70% da população brasileira. Além disso, segundo a 54ª Pesquisa Salarial da Catho, profissionais especializados na área recebem mais oportunidades de carreira e salários até cinco vezes maiores do que concorrentes que não possuem uma pós-graduação.

Objetivos do curso:
▫️ Capacitar os alunos com habilidades de liderança e gestão necessárias para gerenciar eficazmente equipes, recursos e projetos na área da saúde pública.
▫️ Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente do sistema de saúde, incluindo políticas, regulamentações, financiamento e estrutura organizacional, tanto a nível local quanto global.
▫️ Capacitar os alunos a avaliar e analisar criticamente políticas de saúde existentes e a avaliar seu impacto na comunidade, identificando áreas de melhoria e formulando recomendações para aprimoramento. 
▫️ Ensinar aos alunos habilidades de gestão financeira específicas para o setor de saúde pública, incluindo planejamento orçamentário, alocação de recursos e análise de custo-efetividade de intervenções de saúde.
▫️ Capacitar os alunos a desenvolver e implementar estratégias eficazes de intervenção em saúde pública, levando em consideração fatores como epidemiologia, promoção da saúde, prevenção de doenças e gestão de crises de saúde. 
▫️ Sensibilizar os alunos para questões de equidade em saúde e capacitá-los a desenvolver e implementar políticas e programas que reduzam as disparidades de saúde entre diferentes grupos populacionais.
▫️ Construir conhecimento básico e noções de elaboração, implementação e gestão de políticas baseadas em evidências científicas, desenvolvendo habilidades de busca e utilização de sínteses de evidências para basear a elaboração de políticas mais eficazes.

Público-alvo:
Profissionais Graduados na  área da saúde.

Perfil do graduado:
Espera-se que o egresso do curso tenha competência para atuar no gerenciamento e administração de hospitais e órgãos da área da saúde.

Áreas de atuação do profissional:
Gerenciamento e administração de hospitais e órgãos da área da saúde.

Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Euni de Oliveira Cavalcanti – graduação em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UNB). Residência multiprofissional pelo programa da Secretária do Estado de Saúde do DF com o Hospital Regional de Taguatinga com especialização em Terapia Intensiva. Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Ao longo de sua carreira, foi docente no Curso Técnico em Enfermagem da Secretaa de Educação do Distrito Federal, no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano (Unieuro). Atualmente, é coordenadora dos cursos de enfermagem da Pós-Graduação EAD do Centro Universitário São Camilo.

 

Credenciamento MEC: clique aqui


Carga horária: 420 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online

As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como: chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE
Políticas públicas de saúde. Modelos de educação em saúde. Gestão e planejamento na saúde. Práticas educativas em saúde.

▫️ HISTÓRIA DO SUS
O processo de implantação desse novo sistema iniciou em 1990 após a criação de legislação complementar, inicialmente as Leis Orgânicas da Saúde e posteriormente, das Normas Operacionais Básicas (NOB) que regulamentaram o SUS. Seguindo os princípios do SUS.

▫️ O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
Administração Pública. Terceiro setor: marco conceitual. Novo modelo de gestão em saúde. Terceiro setor: gestão na saúde pública.

▫️ SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Educação em saúde. Promoção da saúde, educação popular e a saúde do servidor. Direito da saúde e a medicalização. Humanização médica e qualidade de vida.

▫️ SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Promoção da saúde. Políticas públicas de promoção da saúde no Brasil.

▫️ GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE
História das políticas de saúde no Brasil. Consolidação do SUS e arcabouço jurídico. Formulação do  SUS. Gestão dos serviços.

▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS
Histórico e organização do SUS no Brasil. Políticas públicas de saúde.

▫️ ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO
• Planejamento e orçamento; 
• A perspectiva do orçamento público; 
• Orçamento e finanças públicas;
• Dimensão política;
• Busca da inovação na gestão do orçamento; 
• Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução, controle;
• Orçamento como instrumento de gestão nas organizações do setor público; 
• Modelos de planejamento governamental e institucional; 
• Conceito tradicional e moderno do planejamento e orçamento governamental; 
• Plano Plurianual e a integração planejamento, orçamento e gestão; 
• Sistema Federal de Planejamento e Orçamento e o Plano Plurianual;
• Planejamento e orçamento; 
• Lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária; 
• Fase legislativa do orçamento: controle interno e controle externo; 
• Lei de responsabilidade fiscal;
• Importância e Funções da Gestão Financeira na tomada de decisões; 
• Implantação de novos serviços.

▫️ GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
• Coordenação e orientação técnica para controlar as atividades de gestão de Recursos Humanos de órgãos públicos;
• Promoção da uniformização de procedimentos da área de Gestão de Recursos Humanos;
• Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

▫️ DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
• O professor do ensino superior e a legislação;
• A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; 
• Planejamento de aulas: exemplo de plano de ensino, procedimentos de ensino, apresentação do grupo, apresentação de ideias, aula expositiva, debate;
• Ensino com pesquisa: estudo de caso, estudo dirigido, seminário; grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO), grupos de oposição; 
• Avaliar a aprendizagem do aluno.

▫️ SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS 
• Estrutura e conceituação da saúde baseada em evidências;
• Caminhos para a aplicabilidade de evidências na prática clínica.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL 


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.