Pós EAD em Gestão em saúde pública

Qualifique seu currículo para cargos de liderança na saúde pública com segurança em gerir pessoas, coordenar estratégias para políticas públicas e lidar com regulamentações orçamentárias.
Com a Pós-Graduação EAD em gestão em saúde pública, um graduado em áreas como administração ou saúde se qualifica para atender as necessidades de mais de 70% da população brasileira. Além disso, segundo a 54ª Pesquisa Salarial da Catho, profissionais especializados na área recebem mais oportunidades de carreira e salários até cinco vezes maiores do que concorrentes que não possuem uma pós-graduação.
Objetivos do curso:
Capacitar os alunos com habilidades de liderança e gestão necessárias para gerenciar eficazmente equipes, recursos e projetos na área da saúde pública.
Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente do sistema de saúde, incluindo políticas, regulamentações, financiamento e estrutura organizacional, tanto a nível local quanto global. Capacitar os alunos a avaliar e analisar criticamente políticas de saúde existentes e a avaliar seu impacto na comunidade, identificando áreas de melhoria e formulando recomendações para aprimoramento. Ensinar aos alunos habilidades de gestão financeira específicas para o setor de saúde pública, incluindo planejamento orçamentário, alocação de recursos e análise de custo-efetividade de intervenções de saúde.
Capacitar os alunos a desenvolver e implementar estratégias eficazes de intervenção em saúde pública, levando em consideração fatores como epidemiologia, promoção da saúde, prevenção de doenças e gestão de crises de saúde. Sensibilizar os alunos para questões de equidade em saúde e capacitá-los a desenvolver e implementar políticas e programas que reduzam as disparidades de saúde entre diferentes grupos populacionais.
Construir conhecimento básico e noções de elaboração, implementação e gestão de políticas baseadas em evidências científicas, desenvolvendo habilidades de busca e utilização de sínteses de evidências para basear a elaboração de políticas mais eficazes.
Público-alvo:
Profissionais Graduados na Área da Saúde.
Perfil do graduado:
Espera-se que o egresso do curso tenha competência para atuar no gerenciamento e administração de hospitais e órgãos da Área da Saúde.
Áreas de atuação do profissional:
Gerenciamento e administração de hospitais e órgãos da Área da Saúde.
Coordenação geral :
Euni de Oliveira Cavalcanti - Enfermeira Mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ciências da Saúde - Campus Darcy Ribeiro. Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES- DF), no Hospital Regional de Taguatinga, na área de Enfermagem em Terapia Intensiva (2015). Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2012). Docente no curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano - Unieuro e Pós Graduação na Faculdade LS Educacional. Atua como professora no curso preparatório para concursos e residência multiprofissional nas áreas de Saúde do Adulto, Situações Críticas, Urgência e Emergência, Doenças Infectocontagiosas, Normas e Leis Código de ética de Enfermagem (2018). Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Credenciamento MEC: clique aqui
Carga horária: 420 horas
Duração: 18 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
-PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS LOCAIS DE SAÚDE
A primeira dimensão refere-se a reflexão sobre o Planejamento e programação dos sistemas locais de saúde, possibilitando a construção compartilhada do saber, como forma de garantir práticas coletivas, e criar possibilidades de instituir os mecanismos para a gestão participativa, como primeiro passo para pensar a organização popular, e como forma de implementar um dos princípios da Reforma Sanitária, que é o controle dos serviços de saúde, e a segunda, refere-se ao planejamento participativo a nível local de prática em uma unidade de saúde, tendo como foco central a educação, com destaque para os aspectos sociais do ambiente e da saúde, buscando compreender sentidos e intencionalidades de práticas populares de cuidado e saúde, focalizando elementos de identidade cultural capazes de expressar convívio, diferenças, necessidades, liberdade e dominação.
-HISTÓRIA DO SUS
O processo de implantação desse novo sistema iniciou em 1990 após a criação de legislação complementar, inicialmente as Leis Orgânicas da Saúde e posteriormente, das Normas Operacionais Básicas (NOB) que regulamentaram o SUS. Seguindo os princípios do SUS.
-O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
A dicotomia público-privado, a primazia do público sobre o privado, as fronteiras entre o público e o privado, as prerrogativas do Estado sobre os agentes privados, os direitos do cidadão e os deveres do Estado, avaliando interesses privados e interesses coletivos, falar sobre a Instituição e Organizações públicas e privadas.
-SAÚDE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Educação em saúde. Promoção da saúde, educação popular e a saúde do servidor. Direito da saúde e a medicalização. Humanização médica e qualidade de vida.
-SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Promoção da saúde. Políticas Públicas de promoção da saúde no Brasil.
-GESTÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE
História das políticas de saúde no Brasil. Consolidação do SUS e arcabouço jurídico. Formulação do Sugestão dos serviços.
-POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS; Gestão da Vigilância à Saúde; Organização e Funcionamento do SUS; Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde; Gestão Logística em Saúde
-ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA NO SETOR PÚBLICO
Planejamento e orçamento; A perspectiva do orçamento público. Orçamento e finanças públicas. Dimensão política. Busca da inovação na gestão do orçamento; Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação, execução, controle;
Orçamento como instrumento de gestão nas organizações do setor público; Modelos de planejamento governamental e institucional. Conceito tradicional e moderno do planejamento e orçamento governamental; Plano Plurianual e a integração planejamento, orçamento e gestão; Sistema Federal de Planejamento e Orçamento e o Plano Plurianual;
Planejamento e orçamento; lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária; fase legislativa do orçamento; controle interno e controle externo; lei de responsabilidade fiscal;
Importância e Funções da Gestão Financeira na tomada de decisões; implantação de novos serviços.
-GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
A disciplina de Gestão de Recursos Humanos tem por objetivo dar ao aluno conhecimentos necessários à coordenação e orientação técnica para controlar as atividades de gestão de recursos Humanos de órgãos públicos. Também é responsável por promover a uniformização de procedimentos da área de Gestão de Recursos Humanos, assim como o treinamento e desenvolvimento de pessoal.
-DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O professor do ensino superior e a legislação; A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem; Planejar as aulas; Exemplo de plano de ensino; Procedimentos de ensino; Apresentação do grupo; Apresentação de ideias; Aula expositiva; Debate
Ensino com pesquisa; Estudo de caso; Estudo dirigido; Seminário; Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO); Grupos de oposição; Avaliar a aprendizagem do aluno.
- SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Estrutura e conceituação da Saúde Baseada em Evidências. Caminhos para a aplicabilidade de evidências na prática clínica.
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.