Pós EAD em Fisioterapia do trabalho e ergonomia

Identifique riscos ocupacionais para desenvolver estratégias preventivas com foco em avaliação, diagnóstico funcional e promoção de ergonomia no ambiente de trabalho.
Com a Pós-Graduação EAD em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, fisioterapeutas graduados se qualificam para atuar segundo a CBO com maior reconhecimento e valorização. Em 2024, a Classificação Brasileira de Ocupações reconheceu o fisioterapeuta do trabalho sob o código 2236-60. Não só isso, mas o Projeto de Lei 1091/23 propõe a obrigatoriedade de fisioterapia preventiva no ambiente de trabalho.
Objetivos do curso:
▫️ Identificar as situações de risco à saúde causadas pelos processos produtivos;
▫️ Realizar uma anamnese ocupacional;
▫️ Identificar os processos mórbidos associados com a exposição aos fatores de risco ambientais e ocupacionais;
▫️ Explicitar a relação existente entre saúde - trabalho - doença;
▫️ Identificar os princípios e os fatores básicos para o reconhecimento e a prevenção das doenças ocupacionais;
▫️ Integrar o conhecimento adquirido na disciplina com o de outras do currículo médico, de modo a identificar a participação do trabalho na ocorrência de desvios e de agravos a saúde;
▫️ Situar e reconhecer a responsabilidade profissional de saúde na modificação de quadro de morbimortalidade resultantes de fatores ambientais.
Público-alvo:
Profissionais com graduação em Fisioterapia interessados nas metodologias de aprofundamento em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia.
Perfil do graduado:
O fisioterapeuta do trabalho atua na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. Seu objetivo enquanto profissional é melhorar a qualidade de vida do trabalhador e prevenir lesões musculoesqueléticas. É uma profissão valiosa para empresas, pois ajuda a diminuir o afastamento de trabalhadores.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Todos os níveis de atenção à saúde (prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do trabalhador);
▫️ Hospitalais;
▫️ Ambulatorios;
▫️ Atendimento domiciliar e home care;
▫️ Insituições públicas; filantrópicas; militares ou privados.
Coordenação geral:
Profª. Ma. Diana Ferreira Pacheco - Doutoranda em Educação pela FUNIBER/Universidade Iberoamericana. Mestra em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (2005). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2002). Especialista em Terapia Manual pela Escola de Terapia Manual Postural de Londrina, Fisioterapia em Oncologia, Cuidados Paliativos e Terapia de Dor e em Educação Superior. Certificada em cursos direcionados a metodologias ativas em educação superior.
Coordenadora e conteudista de cursos de pós-graduação. Professora da União Educacional do Planalto Central, da Faculdade e Colégio Sena Ayres e da FACIPLAC. Orientadora em Trabalhos de Conclusão de Curso. Supervisora de estágios em fisioterapia hospitalar. Experiência profissional em Pilates e Fisioterapia, Terapia Ocupacional, UTI adulto e infantil, cirurgia bariátrica (Dr. Sérgio Arruda - DF), atendimento em internação domiciliar e coordenação de equipe de fisioterapia em home care (FTR reabilitação).
Materiais de apoio:
ARTIGOS: Leia os artigos abaixo e saiba mais sobre a atuação da Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia!
▫️ Qual área da Fisioterapia ganha mais?
▫️ A importância da fisioterapia do trabalho na promoção da saúde ocupacional;
Carga horária: 400h.
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Histórico e organização do SUS no Brasil. Políticas públicas de saúde.
▫️ GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
Promover a capacidade de gestão em ambientes de saúde junto à equipe multidisciplinar com a visão ampla dos processos de gestão.
▫️ TECNOLOGIA EM SAÚDE
Aspectos teórico-conceituais das tecnologias em Saúde. Tecnologia e as práticas de saúde. Ferramentas da Tecnologia em Saúde usadas pelo SUS. Questões normativas, éticas e bioéticas do uso de tecnologias em saúde.
▫️ AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO CINESIOLÓGICO-FUNCIONAL
Promover o diagnóstico cinesiológico e funcional do trabalhador em seu ambiente de atuação, avaliando movimento, cuidados na execução de tarefas, desequilíbrios musculares, causa dos quadros de dor, conhecimento das ferramentas de diagnóstico do sistema osteomioarticular.
▫️ POLÍTICA NACIONAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Promover o conhecimento da legislação que rege as relações trabalho, direitos do trabalhador com o direcionamento a atenção, promoção, prevenção e informações na saúde do trabalhador, bem como a organização nos serviços direcionados à saúde do trabalhador.
▫️ SAÚDE PREVENTIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
• Conceitos de saúde. Histórico do movimento de promoção da saúde. Políticas públicas de promoção da saúde no Brasil.
• Estratégias de intervenção em promoção da saúde. Responsabilidades das esferas de gestão. Ações específicas. Educação em saúde.
▫️ FERRAMENTAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA
Análise ergonômica do trabalho. Efeitos da sobrecarga do trabalho. Aplicabilidade dos métodos. Diagnóstico situacional do posto / da condição do trabalho.
▫️ DOENÇAS OCUPACIONAIS – ASPECTOS CLÍNICOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Análise do quadro das doenças ocupacionais na saúde do trabalhador, observando os agravos, quantificando os riscos, os fatores desencadeantes das doenças e a etiologia.
▫️ METODOLOGIA DA GINÁSTICA LABORAL
Entender a metodologia para desenvolvimento da ginástica laboral para a saúde do trabalhador, na empresa, na execução de funções, na prevenção de lesões, no gerenciamento e na alimentação de dados direcionados à saúde do trabalhador e na prevenção de acidentes de trabalho.
▫️ DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O professor do Ensino Superior e a legislação. A relação professor-aluno e a construção da afetividade no processo de ensino aprendizagem. Planejar as aulas. Exemplo de plano de ensino. Procedimentos de ensino. Apresentação do grupo. Apresentação de ideias. Aula expositiva. Debate. Ensino com pesquisa. Estudo de caso. Estudo dirigido. Seminário. Grupo de verbalização e grupo de observação (GVGO). Grupos de oposição. Avaliar a aprendizagem do aluno.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
Cadastro e-MEC: http://bit.ly/38pOyp9
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.