O que são finanças corporativas?
A área de finanças corporativas não se concentra apenas no gerenciamento de contas a pagar e a receber, mas também atua diretamente nas decisões financeiras e estratégicas tomadas pelas empresas e organizações.
Seus principais objetivos são minimizar os riscos financeiros e maximizar os ganhos para a instituição e seus acionistas.
Para que isso seja possível, a área de finanças corporativas utiliza uma série de técnicas e estratégias, incluindo:
- Planejamento financeiro;
- Captação de recursos;
- Investimentos em projetos;
- Gestão de ativos e passivos;
- Análise de risco e retorno;
- Distribuição de lucros e dividendos.
Quais as 4 principais decisões em finanças corporativas?
As finanças corporativas envolvem quatro decisões principais, sendo elas:
- Decisão de capital de giro
- Decisão de investimento
- Decisão de financiamento
- Decisão de dividendos
Decisão de capital de giro
O capital de giro pode ser entendido como ativo circulante, que está ligado ao ciclo operacional da empresa. Assim, o capital de giro seria o montante de recursos necessários para a manutenção do ciclo operacional da empresa.
Alguns fatores que estão inclusos nessas decisões são despesas operacionais do negócio, desenvolvimento de produtos, remuneração dos colaboradores, estratégias de marketing, entre outros.
Logo, gerenciar adequadamente o capital de giro é fundamental para garantir a saúde financeira de uma instituição.
Decisão de investimento
As decisões de investimento são extremamente importantes, pois se referem à alocação de recursos financeiros para diferentes projetos dentro da empresa.
Dessa forma, os gestores responsáveis pelas finanças corporativas devem avaliar e selecionar minuciosamente os investimentos com maior potencial de retorno para a empresa, evitando grandes perdas.
Para isso, é necessário realizar análise de oportunidades de investimento, estimar os fluxos de caixa futuros e selecionar os projetos que maximizam os ganhos dos acionistas.
Decisão de financiamento
Os gestores de finanças corporativas devem determinar estratégias para levantar o capital necessário para financiar os projetos. Isso requer a análise dos custos e benefícios associados a diferentes formas de financiamento, bem como a consideração das implicações de longo prazo para a empresa, incluindo o impacto sobre sua capacidade de pagamento e sua flexibilidade financeira.
Na prática, descobrir como levantar esse capital é uma das principais preocupações dos gestores e empresários da área, e muitos cursos disponíveis no mercado não têm suprido essa necessidade.
Pensando nisso, a Pós EAD São Camilo desenvolveu o MBA Executivo em Finanças Corporativas, que atende essa demanda dos profissionais e os prepara para a atuação prática em sua profissão.
Decisão de dividendos
As decisões de dividendos se referem à distribuição de lucros aos acionistas da empresa.
Desse modo, os gestores financeiros devem determinar a política de dividendos da empresa, decidindo quanto dos lucros retidos serão distribuídos aos acionistas na forma de dividendos e quanto será retido para reinvestimento na empresa.
Isso envolve considerações sobre as necessidades de financiamento futuras da empresa e os objetivos de longo prazo da administração em relação ao crescimento e à criação de valor.
Como trabalhar em finanças corporativas?
Para trabalhar em finanças corporativas, é necessário possuir um conhecimento abrangente na área, bem como habilidades técnicas e experiência na área.
Confira alguns passos que você pode seguir para ingressar finanças corporativas:
- Obter uma graduação em áreas como Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito e áreas relacionadas;
- Expandir seus conhecimentos através de uma pós-graduação, como um MBA em Finanças Corporativas, que proporcionará uma compreensão mais profunda dos conceitos e práticas financeiras;
- Desenvolver habilidades quantitativas, analíticas e de resolução de problemas, que são essenciais para análise financeira e tomada de decisões;
- Familiarizar-se com ferramentas financeiras, tais como modelagem financeira, análise de demonstrações financeiras e avaliação de empresas;
- Ganhar experiência prática na área, buscando estágios ou posições de entrada que ofereçam exposição prática às operações financeiras corporativas;
- Construir uma rede profissional sólida participando de eventos, conferências, workshops e grupos de discussão online;
- Utilizar suas conexões de networking para obter recomendações e referências que possam ajudar na busca por oportunidades de emprego ou avanço na carreira.
O que se aprende em finanças corporativas?
O curso de MBA Executivo em Finanças Corporativas da Pós EAD São Camilo prepara o profissional para tomar decisões adequadas e diferenciadas no âmbito corporativo que gerem valor para as organizações.
O propósito do curso é atender às necessidades atuais do mercado, oferecendo conhecimentos fundamentais em:
- Gestão por competências;
- Controladoria financeira;
- Finanças organizacionais;
- Responsabilidade social e ética nas empresas;
- Gerenciamento estratégico de marketing;
- Estratégia empresarial;
- Mercado financeiro;
- Empreendedorismo;
- Controladoria estratégica;
- Gestão tributária e planejamento fiscal.
Se você quer construir uma carreira de sucesso em finanças corporativas, acesse agora a página do curso e garanta a sua vaga!