Pós EAD em Enfermagem no manejo da dor

Foto do curso Enfermagem no Manejo da Dor

SEJA ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR

Recentemente, alguns profissionais e pesquisadores da área de dor argumentaram que os avanços no entendimento da dor justificavam uma reavaliação da definição, apresentando propostas de modificação, fortes opiniões em favor ou em oposição à necessidade de revisão e, portanto, propuseram modificações ao longo dos últimos anos.

Segundo a IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor), dor é conceituada como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”. Cada vez mais, pessoas têm sofrido de alguma dor, e como vimos, a dor é uma experiência pessoal. E para tratarmos, é necessário lançarmos mão de métodos e avaliações que melhor possam manejar a dor de cada paciente.

Com base nisso, vemos a necessidade e a relevância de nos especializarmos para atender o paciente com dor, seja ela aguda ou crônica, e nada melhor do que nos capacitarmos da maneira mais completa possível: conhecimento teórico atualizado e com metodologias atraentes, sempre valorizando a humanização no atendimento.

Objetivos do curso:
▫️ Introduzir a temática dor em seus diversos aspectos. 
▫️ Aprofundar a temática dor no aspecto ético e bioético. 
▫️ Avaliar a dor do paciente.
▫️ Conhecer a fisiopatologia da dor bem como seus mecanismos associados.
▫️ Conhecer medidas alternativas para manejo da dor. 
▫️ Abordar as terapias farmacológicas no manejo da dor.

Público-alvo:
Profissionais portadores de diplomas de graduação em enfermagem emitidos por entidades reconhecidas pelo MEC, que atuem ou tenham interesse em atuar em Enfermagem no Manejo da dor.

Perfil do graduado:
Ao concluir a presente especialização, este profissional estará plenamente apto a atuar na área, atendendo de modo humanizado e assertivo o paciente com dor. O perfil do formando baseia-se no desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais, amparado em uma percepção fundamentada no manejo da dor.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Centros de controle da dor: colaborando no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com condições dolorosas crônicas.
▫️ Hospitais e clínicas: proporcionando cuidados de enfermagem no manejo da dor em diversas unidades, como cirurgia, oncologia, ortopedia e unidades de terapia intensiva.
▫️ Cuidados paliativos: oferecendo suporte na gestão da dor em pacientes com doenças terminais, buscando garantir qualidade de vida até o final.
▫️ Reabilitação: oferecendo suporte no controle da dor durante o processo de recuperação de pacientes após lesões ou cirurgias.
▫️ Enfermagem domiciliar: oferecendo suporte no controle da dor durante o processo de recuperação de pacientes após lesões ou cirurgias.
▫️ Consultoria em educação em saúde: promovendo a conscientização e a compreensão adequada.
▫️ Unidades de tratamento de lesões crônicas: integrando equipes em unidades especializadas no tratamento de lesões crônicas - como feridas e úlceras - e lesões decorrentes de condições debilitantes.
▫️ Pesquisa em dor: explorando novas abordagens terapêuticas, avaliação de intervenções e melhoria dos protocolos de manejo da dor.
▫️ Unidades de cirurgia ambulatorial: fornecendo cuidados de enfermagem durante procedimentos que envolvem controle da dor.
▫️ Geriatria e cuidados a idosos: oferecendo cuidados de enfermagem no manejo da dor em idosos, considerando as especificidades dessa população.
▫️ Psiquiatria e saúde mental: colaborando no manejo da dor em pacientes com transtornos psiquiátricos e emocionais.
▫️ Unidades de Terapia Intensiva (UTI): proporcionando cuidados de enfermagem no controle da dor em pacientes críticos.

Coordenação geral :
Profª.  Drª. Ma. Euni de Oliveira Cavalcanti – graduação em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UNB). Residência multiprofissional pelo programa da Secretária do Estado de Saúde do DF com o Hospital Regional de Taguatinga com especialização em Terapia Intensiva. Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).

Ao longo de sua carreira, foi docente no Curso Técnico em Enfermagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal, no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano (Unieuro). Atualmente, é coordenadora dos cursos de enfermagem da Pós-Graduação EAD do Centro Universitário São Camilo.

- Cadastro e-MEC;

 


Carga Horária: 380h
Duração: Aproximadamente 12 meses.
Formato: Híbrido

Com disciplinas ao vivo e gravadas, o curso é composto por materiais escritos, vídeos intermediários, testes e avaliações dissertativas - a serem realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - e interações ao vivo com os professores por meio de: chats, vídeo-chats e conteúdo síncrono.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ TECNOLOGIAS EM SAÚDE (ASSÍNCRONA)
As tecnologias em Saúde abrangem uma diversidade de componentes que surgiram por meio do uso da internet, trazendo desafios e modernidades que influenciam no manejo do cuidado.  Envolve conhecimento técnico e científico, e a aplicação através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e instrumentos criados e utilizados a partir desse conhecimento.  

▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (ASSÍNCRONA)
Histórico e organização do SUS no Brasil. Políticas públicas de saúde.

▫️ GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES (ASSÍNCRONA)
Introdução à Teoria da Administração. Eras organizacionais. Descrevendo e Analisando Cargos em um Hospital.

▫️ NEUROFISIOLOGIA DA DOR CRÔNICA (ASSÍNCRONA)
Definição de Dor. Fundamentos Teóricos da Dor. Teoria da Neuromatriz- Neuroassinatura (MELZACK, 1999). Conceito e Princípios da Sensibilização Periférica. Dor Crônica e Sensibilização Cetral. Influências Centrais. Flags. Sistemas envolvidos pela percepção da Dor.

▫️ FISIOPATOLOGIAS DAS SINDROMES DOLOROSAS (SÍNCRONA)
Aspectos Conceituais sobre a Dor. Dor: Considerações Gerais. Princípios Gerais para o Tratamento da Dor. Aspectos Psicológicos no Enfrentamento da Dor.

▫️ ASPECTOS ÉTICOS E BIOÉTICOS NO MANEJO DE DOR (SÍNCRONA)
Aspectos Gerais sobre Dor. Aspectos Éticos e Bioéticos no Manejo da Dor. Dor em Situações Especiais.

▫️ ESTUDO, IDENTIFICAÇÃO DOS SINTOMAS NO MANEJO DA DOR (SÍNCRONA)
Avaliação do Paciente com Dor. Tópicos Avançados em Manejo da Dor.

▫️ TERAPIAS ALTERNATIVAS NO MANEJO DA DOR (SÍNCRONA)
Tratamento da Dor. Métodos Alternativos para Manejo da Dor. Terapêutica não Intervencionista para Manejo da Dor.

▫️ TERAPIAS FARMACOLÓGICAS NO MANEJO DA DOR (SÍNCRONA)
Analgésicos Anti-Inflamatórios não Hormonais (AINHS). Analgésicos Opioides/Opiáceos. Analgésicos Adjuvantes.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL

As aulas síncronas são agendadas para os sábados, com intervalos quinzenais e organizadas conforme o cronograma que estará disponível no início do curso. Se necessário alterações, elas serão comunicadas previamente.

A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.