Pós EAD em Enfermagem em infectologia

ESPECIALIZE-SE EM ENFERMAGEM EM INFECTOLOGIA E IMPULSIONE SUA CARREIRA!
O estudo das doenças infecciosas desempenha um papel crucial na prevenção de pandemias devastadoras, como a da Covid-19. Diante desse cenário, a demanda por profissionais especializados em Enfermagem em Infectologia cresce a cada dia.
Objetivos do curso:
▫️ Capacitar o enfermeiro para atuar na prevenção e no controle das doenças infecciosas, bem como nos diferentes níveis de complexidade, considerando fatores sociais, demográficos e institucionais.
▫️ Trazer ferramentas que contribui no aprendizado do enfermeiro, no controle, prevenção e promoção de saúde, com o foco nas infecções transmissíveis e o seu gerenciamento efetivo.
▫️ Habilitar o enfermeiro na identificação e manejo das ações de vigilância epidemiológica e de saúde.
Público-alvo:
Profissionais graduados em Enfermagem, de instituições públicas ou privadas, que tenham interesse em aprender Sistematização de Enfermagem no controle de doenças infeciosas, bem como as determinações do Ministério da Saúde para essa finalidade, de modo a conhecer as principais condições patológicas nesse contexto.
Perfil do graduado:
Profissionais com habilidades em executar ações de Vigilância em Saúde, tendo como primícias a análise de casos de vigilância epidemiológica, acompanhamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias; acompanhamento e avaliação das notificações compulsórias, os casos mais incidentes e prevalentes no país.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Gestão em saúde;
▫️ Vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar;
▫️ Atenção primária em saúde;
▫️ Atendimento Hospitalar e Ambulatorial;
▫️ Atenção Primária a Saúde.
Coordenação geral :
Profª. Drª. Ma. Euni de Oliveira Cavalcanti – graduação em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UNB). Residência multiprofissional pelo programa da Secretária do Estado de Saúde do DF com o Hospital Regional de Taguatinga com especialização em Terapia Intensiva. Técnica em Enfermagem pelo Colégio Batista de Barreiras (2006).
Ao longo de sua carreira, foi docente no Curso Técnico em Enfermagem da Secretaa de Educação do Distrito Federal, no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Euro Americano (Unieuro). Atualmente, é coordenadora dos cursos de enfermagem da Pós-Graduação EAD do Centro Universitário São Camilo.
Credenciamento MEC: clique aqui
Carga horária: 380 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Histórico e organização do SUS no Brasil. Políticas públicas de saúde.
▫️ TECNOLOGIAS EM SAÚDE
As tecnologias em Saúde abrangem uma diversidade de componentes que surgiram por meio do uso da internet, trazendo desafios e modernidades que influenciam no manejo do cuidado. Envolve conhecimento técnico e científico, e a aplicação através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e instrumentos criados e utilizados a partir desse conhecimento.
▫️ VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Fomentar as ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, estando atendo quanto aos de fatores de risco para a predisposição das doenças crônicas não transmissíveis, dentro do contexto socioeconômico e cultural, da saúde do trabalhador e dos pacientes envolvidos no cenário do cuidados, com foco nos indicadores de saúde, e conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.
▫️ GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES
Proporcionar aos profissionais de enfermagem uma visão ampla para o gerenciamento na gestão de pessoas, que envolvem ações de recrutamento, seleção, capacitação, e desenvolvimento com visão de valorização e qualificação da equipe multidisciplinar, também ter conhecimento dos conceitos do processo gerenciamento dos serviços em Enfermagem.
▫️ CONHECIMENTO SOBRE MICROBIOLOGIA E PATOLOGIA
Qualificar o profissional de modo a obter conhecimento quanto aos mecanismos de virulência, resistência e patogenicidade de microrganismos, bem como acerca de técnicas diagnosticas, de controle e de tratamento de doenças infecciosas.
▫️ INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Destacar a análise de riscos e promoção da segurança e qualidade da assistência, no que tange a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, com foco na conscientização da adesão às boas práticas de saúde, bem como promover conhecimentos sobre os processos da vigilância epidemiológica hospitalar para o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitarias.
▫️ SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS
Estrutura e conceituação da Saúde Baseada em Evidências. Caminhos para a aplicabilidade de evidências na prática clínica.
▫️ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM DOENÇAS INFECCIOSAS I
Qualificar o enfermeiro para prestar atendimento ao paciente, de modo a identificar os diferentes tipos de doenças infecciosas e tratamento destas, de acordo com as diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde e com a Sistematização da Assistência de Enfermagem.
parte I de II.
▫️ ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM DOENÇAS INFECCIOSAS II
Qualificar o enfermeiro para prestar atendimento ao paciente, de modo a identificar os diferentes tipos de doenças infecciosas e tratamento destas, de acordo com as diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde e com a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Parte II de II.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.