Pós EAD em Docência do ensino superior

Foto do curso Docência do Ensino Superior

CAPACITE-SE PARA ATUAR EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR!

Como se tornar professor universitário? Desenvolva-se como professor universitário com nossa Pós-graduação em Docência do Ensino Superior! Este curso é uma jornada de crescimento em sintonia com o contexto histórico, político, social e cultural.

Objetivos do curso:
▫️ Dar instrumentação e ferramental apropriados para professores ou profissionais para atuarem na docência no Ensino Superior;
▫️ Oferecer saberes instrumentais teórico-metodológicos para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas; 
▫️ Capacitar os profissionais para pesquisa, produção de conhecimentos, planejamento, elaboração de projetos e avaliação nas atividades docentes;
▫️ Oferecer aos profissionais conhecimentos técnico-pedagógicos que facilitem a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem;
▫️ Suscitar o desenvolvimento do raciocínio crítico-dialético que favoreça a mediação entre os diversos saberes de forma inter, multi e pluridisciplinar.

Público-alvo:
Profissionais com bacharelado e/ou licenciatura completos em qualquer área do conhecimento.

Perfil do graduado:
Profissionais que querem começar a lecionar em cursos de Ensino Superior ou/e aprimorar suas habilidades didáticas, com foco em:
▫️ Criar um ambiente positivo de aprendizagem;
▫️ Adaptar as aulas segundo um contexto específico;
▫️ Executar técnicas eficazes de construção de rapport;
▫️ Projetar, refinar e executar um plano de estudos eficaz, com tarefas que se alinhem com objetivos de aprendizado;
▫️ Entregar uma unidade de instrução na disciplina escolhida;
▫️ Abordar os objetivos de aprendizagem identificados;
▫️ Selecionar abrangências formativa e somativa;
▫️ Técnicas de avaliação.

Áreas de atuação do profissional:
▫️ Universidades;
▫️ Centros universitários;
▫️ Faculdades públicas e publicitárias.

Coordenação geral:
▫️ Profº. Almir Vicentini - Graduado em Pedagogia - Administração Escolar pela Universidade de Franca (1989) e Física pela Faculdade Oswaldo Cruz (1986). Especialista em Competências Sócio emocionais na Educação e em Projetos de Singularidade nas Escolas. Coordenador e Professor de Pós-Graduação na área de Gestão Educacional.

Experiência profissional em Educação e Gestão Escolar. Atuação na direção pedagógica, acadêmica e executiva de escolas e universidades, incluindo o Externato Santo Antonio (SCS/SP) e o Colégio Salesiano Santa Rosa. Conselheiro Municipal de Educação em São Caetano do Sul/SP. Membro do Conselho da Schoolastic (Plataforma Adaptativa de Educação). Referência pelo Portal do Professor do MEC. Palestrante em temas a educação do Século XXI.

 

▫️ Profº. Me. Emerson Ferreira Da Rocha - Mestre em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010). Graduado no curso de Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e em Ciências Econômicas (2024 - aguardando colação de grau).

Secretário geral e professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia. Coordenador de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Centro Universitário São Camilo. Coordenador Pedagógico no Programa "Escola Aberta", desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Experiência didática em cursos da Universidade Estácio de Sá (UNESA), da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), na rede pública estadual de São Paulo (2005 a 2010) e no Colégio Boni Consilii (2009 a 2011).

 


Carga horária: 360 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online

As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

MATRIZ CURRICULAR:

▫️ METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, PLANEJAMENTO E ENTREGA PEDAGÓGICA
• Organização da rotina de estudos;
• Documentação;
• Noções para leitura; 
• Análise e interpretação de textos: elaboração de projeto de pesquisa;
• Elaboração de monografia científica;
• Metodologias relacionadas ao desenvolvimento de trabalhos de pós-graduação;
• A orientação de um trabalho de pós-graduação;
• Normas ABNT.

▫️ BASES BIOPSICOSSOCIAIS DA APRENDIZAGEM
• Aprendizagem;
• Teorias da aprendizagem;
• Memória;
• Bases biológicas da individualidade.

▫️ DESIGN DE CURSO E ATRIBUIÇÃO – EAD/PLATAFORMAS
• Histórico da evolução do EAD no mundo e no Brasil;
• Panorama atual e tendências;
• Legislação de EAD no Brasil; 
• Os canais de distribuição do EAD: características e análise comparativa. 
• Produção de material para EAD: autoria e tutoria;
• Mediação pedagógica: o aprendiz e a aprendizagem;
• Avaliação em EAD;
• Novas mídias em EAD: ferramental multimidiático, blogues, redes sociais e ferramentas colaborativas;
• Elaboração e desenho de plano de estudos alinhado com metas de aprendizado e contexto disciplinar;
• Design: métodos de classificação relevantes.

▫️ COMO FUNCIONA A APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
• Teorias da Aprendizagem;
• Modelos de Didática no Ensino Superior; 
• Abordagens globais da Educação Superior; 
• Novas tecnologias e aprendizagem;
• Paradigmas de avaliação educacional e metodologias de avaliação.

▫️ CRIANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INCLUSIVA
• Estudo da Educação Especial e Inclusiva; 
• História, conceito, princípios norteadores, políticas e perspectivas atuais para a educação superior; 
• Caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais; 
• Estratégias a serem adotadas pelo professor e pelo estabelecimento de ensino para sua inclusão nos cursos de nível superior.

▫️ CONSTRUÇÃO E COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO
• Noções básicas de Direito; 
• Interpretação de leis; 
• Habilidades aplicadas/aplicáveis ao âmbito da Educação; 
• Aspectos jurídicos que envolvem a Educação; 
• Direitos e deveres dos alunos, das escolas, dos professores e instituições de Ensino Superior.

▫️ LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
• Dinâmica do desenvolvimento das doenças e suas implicações clínicas;
• Patologias e fisiopatologias; 
• Quadro clínico de pacientes;
• Comunicação com outros profissionais de saúde.

▫️ DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
• O professor e o Ensino superior; 
• A relação professor-aluno;
• Planejamento e plano de ensino;
• Procedimentos de ensino e avaliação de aprendizagem.

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR
• O Ensino Superior como processo formativo;
• Diferentes abordagens da metodologia de ensino presencial e a distância;
• Métodos e objetivos educacionais; 
• Técnicas e recursos de Ensino Superior.

▫️ AVALIAÇÃO FINAL

 

Cadastro e-MEC: http://bit.ly/2NENohB


A seleção é constituída das seguintes etapas:

1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar; 
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida; 
c) cópia da cédula de identidade; 
d) cópia do CPF.