O que é aprendizagem cognitiva?

A cognição pode ser definida como o conjunto de operações cerebrais, tais como raciocínio, memória e linguagem, que permitem que o indivíduo receba, associe e retenha informações, transformando-as em conhecimento.

Partindo desse conceito, a aprendizagem cognitiva, que se baseia na teoria cognitiva, é uma metodologia de ensino ativa e construtiva que busca compreender a forma como o cérebro se comporta no processo de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Para isso, ela se concentra na utilização de conhecimentos já existentes para assimilar novas informações, estimulando:

  • Reflexão;
  • Percepção;
  • Metacognição;
  • Memória;
  • Atenção;
  • Resolução de problemas;
  • Raciocínio crítico;
  • compreensão profunda dos conceitos.

 

Por se tratar de uma abordagem abrangente e fundamental, a aprendizagem cognitiva é utilizada na educação, psicologia e em outras áreas que estudam o comportamento da mente humana na aprendizagem.

Quais são os benefícios da aprendizagem cognitiva?

Nos últimos anos, a educação cognitiva tem recebido cada vez mais atenção devido aos benefícios fundamentais que oferece para o processo de aprendizagem, tais como:

  • Estímulo da interação com o ambiente, levando a um aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
  • Otimização do processamento e assimilação de informações, facilitando a aprendizagem e a retenção de conhecimento.
  • Compreensão mais aprofundada dos conceitos indo além da memorização e repetição. 
  • Ensino de técnicas de organização de ideias para ajudar o aluno a se expressar de forma clara e eficaz.
  • Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas do próprio desenvolvimento educacional.
  • Incentivo ao pensamento crítico e resolução de problemas, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real.
  • Aplicação do conhecimento adquirido em diferentes situações e contextos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
  • Aumento do engajamento dos alunos em sala de aula, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais envolvente.
  • Incentivo à autonomia e independência do aluno, que se torna protagonista de seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

 

Esses benefícios tornam a aprendizagem cognitiva uma abordagem valiosa e eficaz para a educação e o desenvolvimento humano.

Como a educação cognitiva pode ser aplicada em sala de aula?

Um dos princípios fundamentais da aprendizagem cognitiva é a metacognição, que envolve refletir sobre o próprio processo de pensamento. 

Neste contexto, o educador não apenas orienta os alunos a alcançarem respostas corretas, mas também os encoraja a analisarem como chegaram a essas respostas.

Isso amplia o processo de aprendizagem além da mera memorização ou repetição de conceitos, permitindo que os alunos compreendam verdadeiramente o conteúdo ensinado e o apliquem em situações práticas e contextos diversos.

Para aplicar esse método de ensino de forma eficaz na sala de aula, o educador deve estar familiarizado com algumas das principais abordagens cognitivas de aprendizagem, incluindo:

  • Autorreflexão e autoquestionamento;
  • Discussões em grupo para resolução de problemas;
  • Planejamento e desenvolvimento de projetos;
  • Atividades práticas e lúdicas;
  • Simulação de problemas práticos;
  • Correção e análise de erros e acertos pelo próprio aluno;
  • Estudos de caso, análise de problemas e debates;
  • Integração de tecnologias educacionais.

 

A adoção dessas práticas promove uma aprendizagem mais profunda e significativa, capacitando os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas essenciais para o seu crescimento acadêmico e pessoal.

Qual a melhor especialização na área da educação cognitiva?

Se você está interessado em explorar estratégias de ensino centradas na cognição e deseja aprimorar suas habilidades nesse campo, o MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada da Pós EAD São Camilo é a escolha ideal para você.

Este programa de especialização foi desenvolvido para capacitar os alunos a atuarem como mediadores de conhecimento, melhorando as práticas pedagógicas e fortalecendo as habilidades cognitivas dos aprendizes.

Alguns dos principais temas abordados nesta pós-graduação incluem:

  • Teoria da atividade e aprendizagem significativa;
  • Mediação no ato de ensinar;
  • Processos de aprendizagem na perspectiva da educação cognitiva;
  • Projetos de intervenções cognitivas;
  • Mudanças cognitivas essenciais;
  • Políticas públicas educacionais, estrutura e organização;
  • Estudo do potencial cognitivo;
  • Didática e metodologia em cursos superiores.

 

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REFERÊNCIAS

ARAUJO, Natália. Aprendizagem cognitiva: por que e como aplicá-la na prática. Publicado por Natália Araujo. 24 nov. 2022. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/aprendizagem-cognitiva-por-que-e-como-aplic%C3%A1-la-na-pr%C3%A1tica-araujo. Acesso em: 19 mar. 2024

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