O que é aprendizagem cognitiva?
A cognição pode ser definida como o conjunto de operações cerebrais, tais como raciocínio, memória e linguagem, que permitem que o indivíduo receba, associe e retenha informações, transformando-as em conhecimento.
Partindo desse conceito, a aprendizagem cognitiva, que se baseia na teoria cognitiva, é uma metodologia de ensino ativa e construtiva que busca compreender a forma como o cérebro se comporta no processo de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.
Para isso, ela se concentra na utilização de conhecimentos já existentes para assimilar novas informações, estimulando:
- Reflexão;
- Percepção;
- Metacognição;
- Memória;
- Atenção;
- Resolução de problemas;
- Raciocínio crítico;
- compreensão profunda dos conceitos.
Por se tratar de uma abordagem abrangente e fundamental, a aprendizagem cognitiva é utilizada na educação, psicologia e em outras áreas que estudam o comportamento da mente humana na aprendizagem.
Quais são os benefícios da aprendizagem cognitiva?
Nos últimos anos, a educação cognitiva tem recebido cada vez mais atenção devido aos benefícios fundamentais que oferece para o processo de aprendizagem, tais como:
- Estímulo da interação com o ambiente, levando a um aprendizado mais dinâmico e contextualizado.
- Otimização do processamento e assimilação de informações, facilitando a aprendizagem e a retenção de conhecimento.
- Compreensão mais aprofundada dos conceitos indo além da memorização e repetição.
- Ensino de técnicas de organização de ideias para ajudar o aluno a se expressar de forma clara e eficaz.
- Participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas do próprio desenvolvimento educacional.
- Incentivo ao pensamento crítico e resolução de problemas, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real.
- Aplicação do conhecimento adquirido em diferentes situações e contextos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
- Aumento do engajamento dos alunos em sala de aula, oferecendo um ambiente de aprendizagem mais envolvente.
- Incentivo à autonomia e independência do aluno, que se torna protagonista de seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Esses benefícios tornam a aprendizagem cognitiva uma abordagem valiosa e eficaz para a educação e o desenvolvimento humano.
Como a educação cognitiva pode ser aplicada em sala de aula?
Um dos princípios fundamentais da aprendizagem cognitiva é a metacognição, que envolve refletir sobre o próprio processo de pensamento.
Neste contexto, o educador não apenas orienta os alunos a alcançarem respostas corretas, mas também os encoraja a analisarem como chegaram a essas respostas.
Isso amplia o processo de aprendizagem além da mera memorização ou repetição de conceitos, permitindo que os alunos compreendam verdadeiramente o conteúdo ensinado e o apliquem em situações práticas e contextos diversos.
Para aplicar esse método de ensino de forma eficaz na sala de aula, o educador deve estar familiarizado com algumas das principais abordagens cognitivas de aprendizagem, incluindo:
- Autorreflexão e autoquestionamento;
- Discussões em grupo para resolução de problemas;
- Planejamento e desenvolvimento de projetos;
- Atividades práticas e lúdicas;
- Simulação de problemas práticos;
- Correção e análise de erros e acertos pelo próprio aluno;
- Estudos de caso, análise de problemas e debates;
- Integração de tecnologias educacionais.
A adoção dessas práticas promove uma aprendizagem mais profunda e significativa, capacitando os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas essenciais para o seu crescimento acadêmico e pessoal.
Qual a melhor especialização na área da educação cognitiva?
Se você está interessado em explorar estratégias de ensino centradas na cognição e deseja aprimorar suas habilidades nesse campo, o MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada da Pós EAD São Camilo é a escolha ideal para você.
Este programa de especialização foi desenvolvido para capacitar os alunos a atuarem como mediadores de conhecimento, melhorando as práticas pedagógicas e fortalecendo as habilidades cognitivas dos aprendizes.
Alguns dos principais temas abordados nesta pós-graduação incluem:
- Teoria da atividade e aprendizagem significativa;
- Mediação no ato de ensinar;
- Processos de aprendizagem na perspectiva da educação cognitiva;
- Projetos de intervenções cognitivas;
- Mudanças cognitivas essenciais;
- Políticas públicas educacionais, estrutura e organização;
- Estudo do potencial cognitivo;
- Didática e metodologia em cursos superiores.
Não perca tempo: CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso!
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Natália. Aprendizagem cognitiva: por que e como aplicá-la na prática. Publicado por Natália Araujo. 24 nov. 2022. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/aprendizagem-cognitiva-por-que-e-como-aplic%C3%A1-la-na-pr%C3%A1tica-araujo. Acesso em: 19 mar. 2024