Pós EAD em Alfabetização

APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS EM ALFABETIZAÇÃO!
Com cerca de 38 milhões de brasileiros enfrentando o analfabetismo funcional, a necessidade de formar especialistas em alfabetização é urgente.
A Pós-graduação em Alfabetização da São Camilo prepara profissionais para se destacarem em todos os níveis educacionais, abrangendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA).
Objetivos do curso:
▫️ Fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da educação infantil e das séries iniciais tenha condições de organizar estratégias adequadas aos alunos, viabilizando uma construção de conhecimento pela vivência e experiência.
▫️ Fornecer instrumental teórico e prático para favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino.
▫️ Formar profissionais aptos para receber, no processo inclusivo, crianças com necessidades educativas especiais.
▫️ Propiciar fundamentos teórico-práticos para os professores no desempenho de seus papéis.
▫️ Propiciar fundamentos teórico-práticos para professores na atuação em Centros de Atenção Integral e programas de alfabetização e letramento.
▫️ Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o professor de educação infantil possa realizar intervenção precoce para crianças com deficiências inseridas nas creches, e atenção nas escolas e nas séries iniciais.
Público-alvo:
Graduados de Pedagogia, Psicologia e áreas afins.
Perfil do graduado:
O perfil que pretendemos é um profissional adaptado às propostas do mundo contemporâneo, ou seja, um profissional com um perfil mais amplo, que possa se deslocar em diferentes frentes de trabalho nas escolas e nas mais diversas instituições.
Áreas de atuação do profissional:
▫️ Escolas, creches e instituições educacionais em geral;
▫️ Atendimento individualizado (crianças com prejuízos de aquisição de leitura e escrita);
▫️ Centros de atendimento integrado;
▫️ Postos de saúde;
▫️ Instituições mistas, sejam elas públicas ou privadas.
Coordenação geral :
Profª. Ma. Angélica do Carmo da Silva Chico - Mestra em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2017). Graduada em pedagogia (1997). Especialista em Neurociências Aplicadas à Educação e Aprendizagem pela Universidade Mackenzie (2023), em Coaching Pessoal e de Equipe pela Faculdade Metropolitana (2022), em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela FAEP (2019) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Santo André (1999).
É orientadora educacional e professora no Colégio Stagio. Atua como professora conteudista na São Camilo (presencial e EaD), tutora EaD na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (EaD e presencial). Além disso, ocupa o cargo de Psicopedagoga Clínica no consultório Psicoeudaimonia.
Carga horária: 380 horas
Duração: 12 meses
Formato: 100% online
As aulas são gravadas e complementadas por materiais escritos e vídeos explicativos, além de atividades interativas, como chat e vídeo-chat, testes e avaliações dissertativas, que o aluno pode realizar diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR:
▫️ A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA
Contextualizar as bases sociais considerando o processo de desenvolvimento da leitura e escrita através do diagnóstico e da avaliação do processo de aprendizagem.
▫️ CULTURA E DIVERSIDADE
Contextualizar a diversidade sociocultural no processo de leitura e a escrita em práticas de alfabetização, e aplicar os gêneros textuais no aprendizado.
▫️ PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização no Brasil. Conceitos de alfabetização. Alfabetização e educação inclusiva. Metodologias ativas.
▫️ POLÍTICAS PÚBLICAS, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO E PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
A disciplina discutirá os conceitos de estudos sociais e sua importância na organização do tempo didático, assim como quais as práticas educativas e avaliativas ideais dentro de um projeto pedagógico e didático.
▫️ DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Alfabetização e letramento na perspectiva inclusiva: caminhos possíveis. As dificuldades de aprendizagem nos processos inclusivos. As novas tecnologias na aprendizagem. Tecnologia assistiva na prática.
▫️ ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
A organização do planejamento e das práticas de intervenção considerando o desenvolvimento lúdico e artístico no processo de alfabetização e letramento.
▫️ ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
Emergência de histórias e processos de letramento. Alfabetização e letramento de pessoas jovens e adultas: orientações metodológicas e materiais didáticos.
▫️ DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O professor e o Ensino superior. A relação professor-aluno. Planejamento e plano de ensino. Procedimentos de ensino e avaliação de aprendizagem.
▫️ AVALIAÇÃO FINAL
Credenciamento e-MEC: https://bit.ly/2Q0IS1i
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da primeira mensalidade por meio de boleto bancário;
3. Encaminhamento da seguinte documentação para o endereço de e-mail: documentos@posead.saocamilo.br;
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior (com a data da colação de grau já realizada), emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF.